OPINIÃO

Fontes em Off - 05/08/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cursos Territórios da Paz
Os jovens que residem nos Territórios da Paz podem participar gratuitamente dos cursos profissionalizantes oferecidos através de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal da Juventude, a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o Instituto Federal Sul Rio Grandense e o SENAC. Os cursos são via Pronatec e atenderão jovens a partir de 15 anos. Em Passo Fundo, os Territórios da Paz estão localizados nos Bairros Zachia e Integração. O curso de Cuidador de Idosos é o primeiro a ser oferecido. Ele será realizado no espaço do Posto Municipal de Saúde do Bairro Zachia e é exclusivo para mulheres a partir dos 15 anos, que moram no bairro. A inscrição será feita no local, no dia 7 de agosto. Além de Cuidador de Idosos, outros cursos serão disponibilizados através de uma parceria com o SENAC: auxiliar administrativo, reparador de computadores, idiomas, manicure e pedicure e operador de computador. Pelo IFSul, serão oferecidos cursos de eletricista predial, revestidor de cerâmica e soldador. Os novos cursos dependem ainda da liberação do MEC para a abertura das inscrições.

Feira das Etnias
A 1º Feira das Etnias foi realizada no domingo (03), na Praça da Mãe, e fez parte das comemorações do aniversário de 157 anos de Passo Fundo. A atividade contou com a participação de descendentes e imigrantes de Palestina, Bangladesh, Senegal e Sudão, que apresentaram exposições, gastronomia típica e informações sobre cada cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial e da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC). Para o coordenador da Igualdade Racial, Júlio César Carvalho, a feira é uma oportunidade para mostra que Passo Fundo se tornou um referencial para a vinda de estrangeiros. “Percebemos que nos últimos anos, muitos estrangeiros vieram para o município. Pessoas de países de origem africana e árabe estão entre as principais”, esclareceu Carvalho. A ação também contou com distribuição de selos, moedas antigas e cartões postais. Estima-se que cerca 1,2 mil imigrantes vindos de Bangladesh e Senegal vivem atualmente em Passo Fundo e, aproximadamente, dez famílias descendentes de palestinos.

Obras

A Prefeitura de Passo Fundo finalizou o pacote de pequenas obras iniciadas no mês de setembro do ano passado. Os trabalhos eram aguardados pela comunidade de 28 bairros do município. Entre as obras do pacote, estão: melhorias em ruas, com pavimentação asfáltica, drenagem, limpeza e construção de bocas de lobo, restauração de estruturas públicas (Saúde e Educação), áreas de lazer e espaços de convívio da cidade. Entre as obras, estão a pavimentação asfáltica de seis quadras no Bairro Cohab l/Edmundo Trein e quatro quadras da Rua Lava Pés, melhorando o acesso as instituições médicas daquela região da cidade, além do caminhódromo do Bairro Integração e do Bairro São Luiz Gonzaga, a Rua Dona Sirlei. A capela mortuária da Vera Cruz também recebeu melhorias e adequações. Na área da educação, foram feitas obras na EMEI Amizade, na Vila Operária, com construção de novos banheiros, e o muro na EMEI Mundo da Criança, na Cohab II. Os demais bairros beneficiados são: Vila Hípica, Jerônimo Coelho, Professor Schisler, Santa Rita, Jardim América, Xangrilá, Lucas Araújo, Vila Popular, Cruzeiro, Donária, São Luiz Gonzaga, Planaltina, Vila Annes, Petrópolis, Loteamento Umbu, São Cristóvão, Boqueirão, Tupinambá, Vila Rodrigues, José Alexandre Záchia, Nenê Graeff, Dona Júlia, São José e Centro.

Batalha do Pulador
O Comando dos Cavaleiros do Mercosul informa que não será realizada a 7ª Encenação da Batalha do Pulador, inicialmente marcada para os dias 09 e 10 de agosto. Segundo o grupo, não foi possível arrecadar recursos necessários para a infraestrutura, mesmo com a disposição de o município colaborar com a atividade. No entanto, faltaram recursos para pagar arquibancadas, instalação de praças, como alimentação, banheiros e outros investimentos, como fardamento, armas, etc. Em segundo lugar, a data escolhida e livre de outros calendários, no domingo dia 10, e data reservada ao dia dos pais, reduzindo consideravelmente o público, bem como dos atores e atoras, parte integrante do espetáculo. Por esta razão, a encenação será realizada somente no próximo ano.

Mais Educação
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou mais uma vez o prazo para cadastramento de escolas públicas no Programa Mais Educação. O prazo, que terminaria na segunda-feira (4), foi estendido até o dia 30. A liberação de recursos financeiros é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e a adesão deve ser feita pela internet, no PDDE Interativo. A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Durante o período em que estão na escola, os estudantes recebem três refeições. As escolas escolhem até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles o de acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

Gostou? Compartilhe