Prorrogado prazo para utilização de passagens

O prazo encerra no dia 30 de setembro, e não mais no dia 16 de agosto como estava previsto.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A ampliação do prazo para a utilização das antigas passagens do transporte coletivo foi definida em uma audiência no Ministério Público na quarta-feira (06) entre representantes da Coleurb, Codepas, Balcão do Consumidor e Procon. O prazo previsto para o próximo dia 17 de agosto foi ampliado para 30 de setembro. Depois dessa data, somente as novas passagens nas cores vermelha e amarela serão aceitas.

A lista de procedimentos de usuários no Balcão do Consumidor e Procon contribuíram para a ampliação do prazo. De acordo com o coordenador do Procon, Alejandro Luna, os órgãos de defesa do consumidor receberam 13 reclamações oficiais de usuários que tinham entre 15 e 500 passagens acumuladas. “A ampliação foi em função de uma demanda dos órgãos de defesa do consumidor para contemplar mais usuários. Também muitos estudantes foram prejudicados em função do prazo inicial que era muito próximo das férias escolares”, explicou Luna.

O coordenador do Procon disse que o novo prazo é suficiente para grande parte dos usuários. Os casos de consumidores que possuem quantidades significativas de passagens a ser utilizadas serão analisados pela Coleurb, incluindo a procedência.

Os órgãos de defesa do consumidor continuarão monitorando a situação e uma nova reunião poderá ser realizada antes do prazo encerrar, a fim de avaliar eventuais reclamações que ainda persistam.

O coordenador do Procon enfatizou que o sistema de passagens precisa de mudanças. “Não é o sistema ideal, porque facilita o mercado paralelo e as passagens acabam sendo utilizadas como moeda de troca. A bilhetagem eletrônica além de combater isso tudo, aumentaria a segurança para passageiros, cobradores e motoristas”, argumentou Luna.

Gostou? Compartilhe