Primeira cerveja sem glúten do Brasil é produzida

Microcervejaria passou por um processo de descontaminação que durou quatro meses para garantir a integridade do processo e segurança na produção deste tipo de cerveja

Por
· 1 min de leitura
A cerveja é produzida apenas com água, malte, lúpulo e levedura em sua composiçãoA cerveja é produzida apenas com água, malte, lúpulo e levedura em sua composição
A cerveja é produzida apenas com água, malte, lúpulo e levedura em sua composição
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Feita de forma artesanal, a primeira cerveja sem glúten produzida no Brasil é de Passo Fundo. Desde março deste ano a cervejaria Farrapos está produzindo a cerveja destinada às pessoas portadoras de doença celíaca, que hoje somam mais de dois milhões de brasileiros, segundo a Associação de Celíacos do Brasil ( Acelbra). Produzida apenas com água, malte, lúpulo e levedura em sua composição, a novidade foi apresentada e lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau, Santa Catarina, no mês de março deste ano. A Lake Side, nome dado à bebida, é uma lager, seguindo o estilo mais consumido no país. Para garantir os níveis de glúten residual abaixo de 6 ppm (partes por milhão) a cerveja passa por um tratamento enzimático, tecnologia desenvolvida pelo seu criador e sócio-proprietário, o paulistano Paulo Veit. O processo que garante a degradação do glúten presente na cevada é exclusivo e protegido por pedido internacional de patente.

A primeira cerveja sem glúten do país é clara, leve e refrescante. Segundo Paulo Veit, o tratamento enzimático que garante a cerveja sem glúten não altera as características originais da bebida, ou seja, em termos de cor, aroma e sabor ela mantém as mesmas características de uma lager tradicional. “O processo faz apenas com que o corpo da cerveja seja reduzido o que, neste estilo, é muito bem-vindo”, garante. A novidade já está sendo comemorada pelo público celíaco. “Até então, as poucas opções que tínhamos eram importadas, com valores incompatíveis com o tamanho do bolso de muitas pessoas, ao passo que a opção brasileira já entra no mercado com valor muito mais acessível. O sabor da Lake Side é perfeito e satisfaz plenamente mesmo aos paladares mais exigentes”, afirma o vice-presidente da Acelbra-RS (Associação dos Celíacos do Brasil-Rio Grande do Sul), Alfredo Laydner Filho.

A fábrica tem capacidade para produzir 30 mil litros de cerveja por mês e passou por um processo de descontaminação que levou 4 meses, garantindo a integridade do processo e segurança as pessoas que irão consumir a bebida. Para ampliar as opções, a cervejaria lança ainda este ano uma Malzbier, cerveja escura, com baixa graduação alcoólica, aromatizada com gianduia, conferindo toques de chocolate e avelã ao aroma.

 

Gostou? Compartilhe