Aditivos alimentares são substâncias adicionadas nos alimentos para conservar e aumentar o tempo de validade e/ou melhorar sabor e o visual para serem mais atrativos aos consumidores. Existem vários tipos de aditivos, como:
* CORANTES: com finalidade de modificar sua cor para tornar mais atrativo o alimento (industrialmente quanto na culinária caseira) como: colorau. Encontrados nas massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.
* AROMATIZANTES: sabores e aromas nos alimentos, podendo ser de origem natural ou artificial. Função dos aromatizantes dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados. Encontrados em sopas, carnes enlatadas, bolachas e biscoitos, bolos industrializados, sorvetes, entre outros.
* CONSERVANTES: para prevenir ou inibir os estragos causados nos alimentos por fungos, e outros microrganismos. Fazendo com que os alimentos durem mais tempo sem estragar. Encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.
* ESTABILIZANTES: para manter aparência do produto, função de estabilizar as proteínas dos alimentos. Emulsões e suspensões, aplicados em conservas, doces, sobremesas, lacticínios, sopas, sorvetes, caldos concentrados, panificação, massas, biscoitos, achocolatados e sucos.
* ESPESSANTES: é uma goma hidrossolúvel, podendo ser de dois tipos: vegetal (da natureza glúcida, ou animal de natureza proteica). Como a goma arábica, goma ghatti, goma karaya e a goma adragante.
* ACIDULANTES: ácidos nos alimentos para tornar os sabores mais “vivos”, e também para servir como conservantes e antioxidantes. Como ácido acéticos, ácidos cítricos, ácido tartárico, ácido málico, ácido fumário e o ácido láctico.
* ANTIOXIDANTES: atuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigênio dos alimentos. Em geral benéficos à saúde ( Vit C é um exemplo). Evitando formação de “ranço”. Encontrados em sorvetes, leite em pó, produtos de cacau, conservas de carne, óleos e gorduras, polpa e suco de frutas...
* HUMIDIFICANTES: podendo ser benéfico à saúde, também por manter o alimento em sua textura industrial, sem secar ou apodrecer.
* ANTIESPUMÍFERO (evitam formação de espuma em alimentos como: óleos especiais e compostos sintéticos) e ESPUMÍFERO: para gerar espuma estável.
* ANTIGLOMERANTES: para evitar formação de uma espécie de caroço (temperatura, umidade e pressão) Como no sal e/ou no leite em pó).
* REGULADORES DE ACIDEZ: para controlar a acidez ou alcalinidade dos alimentos (reguladores do pH (modificando ou mantendo pH), Podem ser orgânicos ou minerais, são os ácidos cítricos, láticos e acéticos, como E260 (ácido acético).
* UMECTANTES: evitam a perda da umidade dos alimentos que são denominados
umectantes. Utilizada nas indústrias de alimentos como: panetones, bolachas, chocolates, doces com recheios e carnes em conserva.
Quanto à saúde, é importante ressaltar que os aditivos não são causadores de doenças, e sim se for em excesso poderá ajudar agravar. O Ministério da Saúde, por meio da ANVISA, regulamenta e limita seu uso a alimentos específicos, na menor quantidade possível, para alcançar o efeito desejado: evitando assim, qualquer tipo de problema de saúde.
Ana Maria Bueno é professora, nutricionista clínica, personal nutri, com especialização em Serviços de Alimentação e Hotelaria, Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica
[email protected]
http://www.nutrianamaria.com.br