Com o dia a dia no consultório tenho mais uma experiência a dividir. São casos de pessoas que trabalham em horários diferentes da maioria e que estão com problemas em relação as suas refeições, que afetam em sua saúde, rendimento e também com a sua auto estima.
O nosso corpo entende e está programado para trabalhar de dia e descansar de noite. A necessidade de uma dieta diferente e adaptada para a própria necessidade.
“Estudos demonstram maior tendência a aumento de gordura, menor sensibilidade à insulina e alterações hormonais e até doença cardiovascular em pessoas que trabalham de madrugada ou noite e isso faz com que comam muitas vezes durante este período”.
DICAS PRECIOSAS:
- Os cuidados que deve ser feito é como se trabalhasse de dia.
- Tem de esquecer os horários das outras pessoas e pense só nos seus. O seu dia tem 24 horas por isso, nessas 24 horas faça as refeições como estão estabelecidas. Entendendo que os fracionamentos devem ter com intervalos de no mínimo uma hora e meia a três horas no máximo, fazendo isso o funcionamento correto do nosso organismo para manter a saúde nutricional.
- Não caia na tentação de passar a noite toda (hora de trabalho) beliscando. Pare para lanchar e faça lanches adequados: iogurte e fruta; suco de fruta e biscoitos integrais; fruta e castanhas são apenas exemplos. É possível que faça 2 a 3 lanches leves.
- Ingira com regularmente, líquidos de forma a prevenir estados de desidratação, que pode aumentar o cansaço.
- Ao chegar em casa (madrugada ou de manhã cedo) quando se for deitar, faça um desjejum leve para não vai ficar com a digestão difícil e tente descansar o máximo que puder. Um sanduíche de pão integral com queijo e peito de peru e um chá é o suficiente. Evite café para pegar no sono com facilidade.
Ao acordar, coma uma fruta.
Dentre três horas no máximo é hora da refeição completa com arroz, feijão, verduras, legumes e uma carne (de boi, frango ou peixe).
Faça outro lanche simples.
Se proponha em manter com regularidade alguma caminhada ou outro exercício físico, isso evita os stress e ajuda recuperar as energias.
Se for dormir mais tarde faça outra refeição completa como o desjejum, com pão integral, queijo e peito de peru, verduras e legumes e café com leite desnatado ou então uma ceia como sugerido anteriormente iogurte e fruta; suco de fruta e biscoitos integrais; fruta e castanhas.
Siga estas dicas e se organize alimentando-se bem que conseguirá amenizar estas e outras consequências.