O setor primário tem sido o carro chefe da economia da região Norte do RS desde o início da ocupação do território a pouco mais de um século. No momento em que o IBGE aponta que a safra de grãos de 2014 será 2,3%maior do que a do ano passado, o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, ACCIAS, Prefeitura Municipal Emater/RS e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas realizaram o I Fórum Norte Gaúcho do Milho.
I Fórum Norte Gaúcho do Milho – 2
Mais de 300 pessoas, entre produtores, técnicos, engenheiros agrônomos, acadêmicos e professores participaram o evento no primeiro dia de agosto. Seis engenheiros agrônomos se revezaram ao longo da manhã e tarde, abordando temas como manejo integrado de pragas, produção de silagem, mercado de milho, perspectivas climáticas, entre outros. Se o grau de satisfação dos participantes for levando em conta o evento deverá ser incorporado no calendário regional.
Região Termas e Lagos
Quando o assunto é turismo e cultura o nome de Maria Vanda Krepinski Groch é imediatamente lembrado. Coordenadora do Fórum de Turismo e Lagos, Dona Vanda, como é carinhosamente chamada, está empenhada na realização de mais um evento. Na próxima quarta-feira (13), o professor da USP, Alexandre Panosso, vai estar em Erechim para abordar o tema Turismo de Experiência. A palestra está agendada para iniciar às 14 horas, no auditório do prédio 8, da URI e será abeto ao público.
Curtas:
# Se depender dos movimentos sociais a Semana da Pátria 2014 será diferente das realizadas em anos anteriores.
# Com o apoio de mais de 200 entidades será realizado um “plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político”.
# Um comitê para divulgar o movimento e organizar o plebiscito foi formado em Getúlio Vargas na manhã de quarta-feira (8).
# Dirigentes do Sutraf, integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, diretores de escolas e dois vereadores participaram do encontro realizado na Câmara de Vereadores.
# Outros estão sendo organizados nos demais municípios do Alto Uruguai com o apoio do Sutraf, sindicatos e movimentos sociais da região.
# Os organizadores esperam que pelo menos 10 milhões de brasileiros declarem ser ou não favoráveis a uma nova constituição.
# O movimento conta com o apoio de mais de 200 organizações, dentre as quais a CUT, UNE, MST, Pastoral da Juventude Rural, PT e CIMI.
# Segundo a Constituição Brasileira somente o Congresso Nacional tem poderes para convocar um plebiscito.
# O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal, mas espera que seu resultado exerça uma pressão política e social.
# Há doze anos, também durante a Semana da Pátria, quando o Brasil era governado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi realizado um plebiscito nos mesmos moldes.
#Mais de dez milhões de pessoas atenderam o chamado dos movimentos populares e na quase totalidade manifestaram a contrariedade da entrada do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
# Se o movimento foi o responsável pela decisão do Congresso Nacional que rejeitou a entrada do país na ALCA é difícil de apontar, mas os objetivos foram alcançados.
# De lá para cá o PT chegou ao poder e o Brasil reelegeu o presidente Lula para mais um mandato e ele fez sua sucessora.
# Resta saber se o plebiscito marcado para menos de um mês, em plena campanha eleitoral, vai conseguir repetir os 10 milhões de votos de 2002.