O município de Passo Fundo tem, atualmente, cerca de 24 mil idosos, desses, mais de 10 mil encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Resgatar a cidadania e os direitos desses sujeitos é a intenção de um projeto de extensão da UPF, que, pela forma como está articulado e organizado, é considerado pioneiro no país. O trabalho do Balcão do Idoso, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), ocorre no sentido de facilitar o acesso dos idosos às políticas públicas que fazem parte da Rede de Atenção e Proteção, principalmente àquelas existentes no Estatuto do Idoso.
De acordo com dados do projeto, nos últimos três anos, mais de 600 novos casos de violação de direitos foram registrados. Em 2011, por exemplo, as situações de negligência, de abandono, de violência e de abuso financeiro, além das dificuldades e impedimentos de acesso às políticas públicas foram as principais ocorrências informadas. Já em 2012, os percentuais maiores foram, respectivamente, para os registros de dificuldades ou impedimento de acesso às políticas públicas, situações de negligência e de violência. Em 2013, o número de casos novos diminuiu, entretanto, houve reincidência de casos registrados, que continuaram sob acompanhamento. Em 2014, até o momento, a média mensal é de 20 a 25 casos novos atendidos.
Na opinião da coordenadora do projeto, professora Dra. Denize da Luz, observa-se um desvelamento das situações de violência contra os idosos. “Sabedores de seus direitos, eles têm procurado ajuda. No ano passado, por exemplo, 38% dos casos que atendemos foram denunciados pelos próprios idosos. Nas demais ocorrências, recebemos denúncias anônimas, das famílias ou de demais parceiros da rede de atenção”, explica. Conforme Denize, o atendimento acontece em etapas, com a acolhida, o processo de escuta da solicitação, a análise e o encaminhamento. “Quando, por exemplo, há violação de direitos em relação ao consumidor, a gente trabalha conjuntamente com o Balcão do Consumidor da UPF, se há violação de direito na área da justiça, encaminhamos via Serviço de Assistência Jurídica da UPF, em casos de violência física, quando necessário, ocorre o encaminhamento para serviços psicológicos, apoio que é disponibilizado pela Universidade. O que não conseguimos articular internamente, encaminhamos para a Rede de Atenção ao Idoso”, frisa, lembrando que há o monitoramento dos procedimentos até a finalização. O projeto conta com a parceria do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Passo Fundo.
Encaminhamento ágil
As dificuldades no acesso aos serviços de saúde, internações hospitalares e compulsórias estão entre as principais demandas que chegam ao Balcão. O aposentado Odilon Fernandes da Silva tem dificuldades de locomoção em razão de uma trombose venosa e aguarda encaminhamento para tratamento específico em hospital de Porto Alegre. “Esperei por um ano um encaminhamento no serviço público, o que não ocorreu. Com o auxílio do Balcão, consegui organizar a questão dos exames antes do previsto. A equipe está me auxiliando em tudo, estou contente”, afirma ele.
A Pastoral da Pessoa Idosa é uma das instituições parceiras do Balcão do Idoso. A coordenadora paroquial Elfe Sperotto está satisfeita com o auxílio que recebe no projeto da UPF. “Nosso trabalho é voluntário e consiste em visitar mensalmente os idosos da paróquia Santa Terezinha, em Passo Fundo, e em ajudá-los nas suas dificuldades. Já conseguimos diversos encaminhamentos com a ajuda do Balcão”, afirma.
Trabalho preventivo
A coordenadora ressalta que, para agilizar a resolução das situações de vulnerabilidade e violação de direitos, um novo trabalho deve ser implantado no segundo semestre. Trata-se da elaboração de um banco de dados que vai mapear, monitorar e fazer o acompanhamento dessa população, de suas necessidades e do caminho que cada um percorre na rede de serviços de Passo Fundo. Além disso, de acordo com Denize, outros projetos têm recebido atenção especial, tais como, eventos, cursos e pesquisas. O Balcão do Idoso está localizado na Avenida Brasil, 743, Centro, junto ao Campus III da UPF. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8539.