Família na escola

Educação: Emef Senador Pasqualini realiza atividades para aproximar pais da comunidade escolar

Por
· 1 min de leitura
Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Senador Pasqualini realizaram apresentações reforçando a importância da família no ambiente escolarAlunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Senador Pasqualini realizaram apresentações reforçando a importância da família no ambiente escolar
Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Senador Pasqualini realizaram apresentações reforçando a importância da família no ambiente escolar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A distância das famílias da vida escolar dos alunos motivou uma atividade diferente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualini no bairro Hípica. A escola resolveu instituir o Dia da Família. Uma forma de promover a aproximação dos pais, avós, tios e irmãos do ambiente escolar. As atividades foram realizadas na sexta-feira (15), no ginásio da instituição.

Os alunos do 1º ao 5º ano fizeram uma homenagem para a família através de textos e apresentações com música e dança. Cerca de 200 estudantes participaram das atividades. “Queremos mostrar para os alunos que o lar existe onde há o respeito e amor”, disse a coordenadora pedagógica dos anos iniciais da escola, Jaqueline Timm.

O afastamento dos pais da vida escolar dos filhos preocupa a instituição. “Percebemos a distância das famílias durante a entrega de boletins e reuniões pedagógicas. A vida cotidiana dos pais está tumultuada devido aos afazeres do trabalho e da casa. Essa situação está afastando os pais da vida escolar dos filhos”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

O modelo clássico de família com pai, mãe e filhos também está mudando. Pais separados criando os filhos sozinhos, tios e avós assumindo a criação das crianças, entre outros exemplos. A escola está tendo um papel fundamental neste contexto e ao mesmo tempo um desafio para adaptar-se aos novos padrões familiares.

O desempenho dos alunos na escola está ligado diretamente com o incentivo e participação da família. “Precisamos da família dentro da escola. As atividades realizadas hoje, de trazer a família para dentro da escola, é a forma que encontramos pra tentar aproximar e resgatar estes laços. Ficamos contentes com o número de pais que tivemos numa sexta-feira à tarde, que geralmente é horário de trabalho”, destacou a coordenadora pedagógica.
A mãe Daiane da Silva Soveral deixou seus afazeres para prestigiar a apresentação do filho Breno, de 9 anos. “Eles ficam procurando um familiar na plateia e eles se sentem mais seguros. É muito importante a participação da família na escola”, declarou a mãe.

Gostou? Compartilhe