A Gripe A tende a ser branda neste ano. Os casos suspeitos reduziram em 70% na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e, até o momento, nenhum caso e nenhum óbito foi confirmado por Influenza nos 62 municípios da região, incluindo Passo Fundo. Os números foram contabilizados até sexta-feira (15), último boletim divulgado pelo Estado. Lauri De Carli, coordenador regional de saúde, traça hipóteses para a retração. Uma delas está ligada ao clima, com demora na chegada do frio, o que desfavorece que o vírus se espalhe. A vacinação de quase 90% (meta era de 85%) da população de risco também pode contribuir somada o fato de que as doses vêm sendo repetidas nos últimos quatro anos e, ainda, a distribuição do medicamento Tamiflu, logo ao sinal dos primeiros sintomas.
Segundo De Carli, no ano passado a região encaminhou 37 exames para análise, sendo que cinco pessoas confirmaram ter Influenza, mas nenhum óbito foi registrado. Neste ano, foram realizadas até o momento 11 análises, mas nenhum paciente confirmou o diagnóstico da doença. A diferença representa uma diminuição de 70% nos casos suspeitos e de 100% nos casos confirmados.
RS
No Estado, os índices de notificação de casos e o número de óbitos provocados pelo vírus Influenza diminuiu 80% em 2014, enquanto os óbitos foram 88% menores que o mesmo período do ano anterior. De H1N1 foram 17 casos e 5 óbitos. De H3N2, foram 72 casos e 3 mortes. Com os casos identificados pelo último boletim semanal, divulgado em 15 de agosto, a virose afetou 96 pessoas e provocou oito óbitos contra os 497 casos e 68 óbitos de 2013, no mesmo período. Em relação à semana anterior, foi registrado o oitavo óbito, desta vez pelo vírus H3N2, ocorrido em 29 de julho, em Pedro Osório. O homem não havia sido vacinado e também não houve uso de medicamento específico, além de apresentar quadro associado de imunodepressão.