Especialização
A Imed está com inscrições abertas para o MBA em Gestão Educacional com uma proposta moderna de gerenciamento de instituições educacionais. Voltada para atender tanto profissionais com experiência quanto profissionais que pretendem assumir cargos de gestão, o curso apresenta uma formação por meio de conhecimentos técnicos e desenvolvimento de habilidades e competências com vistas a um planejamento estratégico efetivo e de qualidade. O MBA em Gestão Educacional em sua 1º edição na Imed tem o objetivo de desenvolver e aprimorar competências e conhecimentos para gestores de instituições educacionais públicas e privadas, com ênfase em administração da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os interessados em se inscrever podem acessar o site pos.imed.edu.br.
Reciclagem I
O Projeto Boas Práticas do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, promove um encontro na Feira Ecológica de Passo Fundo. A proposta conta com exposição de trabalhos das alunas do Lar da Menina/Fundação Lucas Araújo e da Cáritas Arquidiocesana e fará a divulgação das oficinas de confecção de papel reciclado que serão realizadas pela UPF. Conforme a coordenadora do curso de Artes Visuais, professora Mariane Loch Sbeghen, os trabalhos expostos são pinturas com tintas naturais. “O suporte utilizado foi o papel reciclado em trabalhos confeccionados pelas alunas durante uma oficina ministrada pela bolsista do Paidex/Artes Visuais, Ana Agatti”, comenta.
Reciclagem II
A participação na Feira Ecológica também serve para a divulgação de oficinas gratuitas de papel reciclado, que usa como matéria prima caixa de medicamentos e serão realizadas na UPF nos dias 18 de agosto, 22 de setembro, 27 de outubro e 17 de novembro. As atividades acontecem das 14h às 16h na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), no Campus e contará com a participação dos alunos bolsistas do PAIDEX/Artes Visuais. Outras informações sobre a oficina no e-mail [email protected].
Tecnologia I
Com o reforço de novos equipamentos e insumos, somados à utilização do Banco de Perfís Genéticos, a Divisão de Genética Forense do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) do IGP amplia a capacidade de comparar diversos perfis genéticos de cenas de crime e estabelecer autorias em comum, principalmente nos casos em que o agressor apresenta comportamento reincidente. A implantação da automação nas análises de DNA permitirá à Divisão de Genética Forense do DPL/IGP o processamento de aproximadamente 3 mil vestígios biológicos relativos a crimes sem suposta autoria. A ferramenta possibilitará mais agilidade na análise de resultados e efetiva produção de laudos periciais.
Tecnologia II
O Rio Grande do Sul, através do DPL/IGP, é membro da Rede Integrada do Banco de Perfis Genéticos, através do sistema Codis, juntamente com os laboratórios do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Polícia Federal. A conquista do Instituto-Geral de Perícias da plataforma de automação no processamento de vestígios biológicos nos exames de DNA possibilitará o aumento dos índices de resolução de inquéritos policiais de forma cada vez mais qualificada, especialmente em delitos de natureza sexual.
Ebola
Uma pessoa suspeita de ter contraído o vírus ebola foi colocada em isolamento em Alicante, na Espanha. O anúncio foi feito ontem (17) por autoridades sanitárias. É o primeiro caso suspeito da doença em território espanhol após a morte do missionário Miguel Pajares, que trabalhava na Libéria, onde contraiu o vírus. De acordo com comunicado divulgado por autoridades sanitárias, o paciente apresenta sintomas da doença, mas o quadro clínico é estável. A confirmação da presença do vírus será feita por meio de exames, que serão divulgados na próxima semana.
Eleitoral I
A partir da próxima semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. Começa na próxima terça-feira (19) a propaganda partidária no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno. Apesar de a propaganda nas ruas, com panfletos e cavaletes, por exemplo, e na internet estar liberada desde o dia 6 de julho, o horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos cargos de deputado, senador, governador e presidente da República ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.
Eleitoral II
Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto, a propaganda eleitoral de rádio e TV é importante para que os candidatos fiquem conhecidos. De acordo com ele, a influência costuma ser maior em um eventual segundo turno, quando os candidatos a governador ou presidente vão para o confronto final. “É difícil mensurar o efeito [dos programas partidários na campanha eleitoral]. É uma oportunidade para que os candidatos tenham visibilidade maior. Isso tem impacto”, destacou.
Sepé Tiaraju I
O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça Regional de Passo Fundo, organiza o Movimento pela Paz Sepé Tiaraju. Serão oferecidas oficinas abertas ao público com vagas limitadas. Para se inscrever e mais informações acesse o site: http://movimentosepetiarajupf.webnode.com. O Movimento terá inicio no dia 28 de agosto e as inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 20 de agosto.
Sepé Tiaraju II
O Movimento pela Paz Sepé Tiaraju propõe mobilizar diversos atores sociais para que juntos desenvolvam ações com vistas ao enfrentamento da violência e da exclusão social por meio da educação e da construção de uma cultura de paz. O projeto conta com a adesão de pessoas interessadas em oferecer às comunidades escolares oficinas com foco na prevenção ou enfrentamento da violência e na construção de uma cultura de paz.
Acessibilidade I
A 4ª Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo promoveu na última semana uma audiência pública referente ao tema “acessibilidade”, envolvendo representantes de órgãos públicos e estabelecimentos comerciais de uma parte da região central de Passo Fundo. O evento foi promovido pelo grupo de trabalho sobre a referida temática, coordenado pela Vereadora Cláudia Furlanetto e pelo Promotor de Justiça Paulo Cirne.
Acessibilidade II
O objetivo da audiência foi conscientizar os participantes sobre a importância da adequação das edificações para viabilizar o amplo acesso da comunidade, incluindo pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos. Previamente à audiência, o grupo de trabalho vistoriou os prédios comerciais e públicos da região central da cidade, sendo que os responsáveis foram notificados para a audiência, sendo concedido um prazo de 90 (noventa) dias para que sejam indicadas as medidas que serão adotadas para adequação das edificações.