Uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Secretaria Estadual de Saúde resolverá um problema antigo de fornecimento de fraldas no município. Ainda a partir deste mês, o Estado assume o financiamento de todas as fraldas e o município ficará responsável pela compra e dispensação das fraldas.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, todos ganham neste modelo, em que o Estado vai pagar toda a despesa. “É uma forma de economizar os recursos da cidade de Passo Fundo e nos permite ampliar a oferta para mais pacientes. Até julho, tínhamos um cadastro de 150 pacientes. Nossa expectativa é que este número possa dobrar em seis meses e que possamos atender a 100% da demanda do município", disse o secretário.
Até o mês passado, o município entregava não mais do que duas fraldas por dia para aproximadamente 150 pacientes, enquanto o Estado do Rio Grande do Sul dispensava até seis fraldas para um grupo de 50 pacientes.
Para solicitar as fraldas, o usuário deve ir até a Coordenadoria dos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNE), localizado no Antigo Quartel com os seguintes documentos:
a) laudo médico com validade de seis meses, constando diagnóstico no Código Internacional de Doenças (CID); especificações de fraldas (tamanho) e a quantidade mensal necessária;
b) CPF, nome da mãe;
c) Cartão SUS;
d) RG ou certidão de nascimento no caso de ser criança;
e) comprovante de residência.
Fornecimento de fraldas em Passo Fundo
· 1 min de leitura