Decisão
O deputado federal Beto Albuquerque, PSB, desembarcou no final da tarde de ontem, em Porto Alegre. Retornou ao Estado para ver a família e para gravar o programa de TV ainda como candidato ao Senado. Nesta terça-feira, segue para Brasília. Beto não quer falar sobre a possibilidade de ser vice na chapa com Marina Silva, mas deixou claro nas redes sociais que a decisão tomada pelo partido será acatada por ele. Beto é um homem de partido, fundador do PSB, era braço direito de Eduardo Campos. Defendeu a candidatura do pernambucano e segurou as pontas no Congresso Nacional, como líder da bancada socialista, quando o PSB decidiu desembarcar do governo Dilma para iniciar campanha solo. Não só é o mais cotado como, neste momento, é o que congrega. Tem boa relação com Marina Silva e trânsito em todos os segmentos sociais.
Quadro
Pesquisa Data Folha divulgada ontem em que aponta empate técnico entre Marina Silva e Aécio Neves, até pode ter um componente emocional forte, mas é indicativo de um novo cenário eleitoral a partir de agora.
Compromisso
Compromisso assumido por Marina com Beto Albuquerque, na quinta-feira à noite, da semana passada: Não deixará o PSB e vai seguir o programa de governo de Eduardo Campos.
Conflito
Como administrar os conflitos que serão inevitáveis: convicções pessoais X programa partidário. Prova de fogo para a futura candidata do PSB à Presidência da República.
Cobertor curto
Tapar o sol com a peneira é a melhor definição para a atitude do governo do Estado que decidiu retirar 150 policiais do Interior para reforçar o policiamento na Capital. Cinco deles saíram de Passo Fundo. A solução da criminalidade não está só no remanejamento. É muito mais complexa e envolve todos os setores de governo.
Roteiro
“Carreata monstro em Pontão”, foi a denominação dada pela equipe do governador Tarso Genro, PT, quando do roteiro pela região, no final de semana. Houve até o momento ‘selfie’.