Dada a largada em busca dos votos do eleitorado. A propagada gratuita de rádio e TV iniciou ontem com os candidatos à presidência. Uma apresentação formal de todos eles com algumas semelhanças estéticas entre os programas de Aécio Neves, PSDB, e Dilma Rousseff, PT. O PSB abriu o programa fazendo uma homenagem a Eduardo Campos, morto na semana passada, em acidente aéreo. PSDB e PT também destinaram espaços para lembrar a memória do líder político. Aécio abriu o programa falando do amigo e companheiro de 30 anos na caminhada política. E o ex-presidente Lula, visivelmente emocionado, fechou o programa de Dilma, dizendo-se extremamente comovido com a morte de Campos a quem considerava um filho.
Estética
As semelhanças entre os programas do PT e do PSDB apareceram na sequência das cenas que mesclaram pessoas comuns escutando rádio ou assistindo a televisão. Enquanto no programa de Aécio, o som dos aparelhos reproduzia o seu discurso de apresentação, no programa de Dilma, jingle oficial foi usado como trilha sonora.
O que foi dito
‘Bem-vindo Brasil ao novo jeito de governar’. Aécio Neves
‘Preparando o Brasil para viver um novo ciclo de desenvolvimento’. Dilma Rousseff
Apresentação
Enquanto na primeira corrida eleitoral, em 2010, a preocupação do PT era mostrar Dilma gestora. Nesta, o foco será o lado humano da mulher mãe, avó, dona de casa e que governa o país.
Impulso
Marina Silva ganhou impulso com a pesquisa da DataFolha, que lhe dá 21% da preferência dos votos, empatada com Aécio Neves, PSDB. O índice, medido ainda sob o impacto da morte de Eduardo Campos, é balizador, porque Marina entra na briga com força. E, também, indicativo, que ela será alvo, com a mesma força, de ataques dos adversários. Faz parte do processo.
Incógnita
O ex-assessor de Eduardo Campos, Danilo Cabral, passou a também ser cotado para a vaga de vice na chapa de Marina Silva. Não seria um veto ao deputado federal Beto Albuquerque, candidato ao Senado no Rio Grande do Sul, mas uma estratégia para mobilizar Pernambuco na campanha. A decisão sai hoje.
Visão
O prefeito Luciano Azevedo , há mais de um ano, vem repetidamente afirmando que Beto Albuquerque é o político mais importante que Passo Fundo produziu na sua história. A possibilidade de ser candidato a vice-presidente, só reforça está visão .
Selfie
As repórteres de ON Sammara Garbelotto e Camila Guedes acompanharam o dia todo um dos grupos do Festival Internacional de Folclore. Elas vão contar esta história para os leitores de ON na próxima edição.