Etapa C dos Planos de Bacias dos Comitês de Bacias do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí definirá ações para melhorar a qualidade da água para os próximos 20 anos na região
Os recursos financeiros para a execução da última etapa dos Planos de Bacias dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo (CBHPF) e do Alto Jacuí (COAJU) foram aprovados pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH/RS). A Resolução nº 150/2014, que defini a aplicação do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos para 2015, foi publicada no dia 14 de agosto no Diário Oficial do Governo do Estado.
Entre os projetos incluídos no orçamento para o próximo ano está a etapa C dos Planos de Bacias do Rio Passo Fundo e do Alto Jacuí. O investimento para execução desta fase é de R$ 600 mil para cada um dos Comitês. Os Planos de Bacias realizam o planejamento das águas para os próximos 20 anos com o objetivo de garantir quantidade e qualidade de água para todos os setores usuários.
As duas primeiras etapas já foram concluídas. A etapa A (diagnóstico) realizou o estudo das bacias para saber qual a situação atual dos recursos hídricos e a etapa B (enquadramento) estabeleceu metas de qualidade de água a ser obrigatoriamente alcançado ou mantido. A fase C construirá os programas de ações para atingir as metas estabelecidas no enquadramento para chegar à qualidade de água desejada.
O presidente do CBHPF, Claudir Luiz Alves, destacou a importância da última etapa deste processo de planejamento das águas. “A etapa C é a principal fase, porque é através dela que teremos os planos de ações e intervenções que garantirão a qualidade e quantidade dos recursos hídricos apontadas nas fases anteriores”, disse Alves.
De acordo com o presidente do COAJU, Paulo Cervi, a etapa C é a consolidação do Plano de Bacia. “Com a conclusão da etapa C, haverá um caminho a ser seguido por todos os usuários e população da bacia visando os usos futuros dos recursos hídricos”, declarou Cervi.
O próximo passo é elaborar os Termos de Referências, que estabelecerão as especificações dos serviços. Em seguida, iniciarão os processos de licitações, por meio do Governo do Estado, para a contratação das empresas que executarão a etapa C.
Etapas definirão ações
· 1 min de leitura