Fazendo história
Beto Albuquerque faz história na política. É a primeira vez que um passo-fundense assume a disputa de um cargo tão importante em uma eleição geral. “Não é um desafio. É a colheita de frutos de uma caminhada brilhante na política”, disse ontem Marcos Cittolin, uma das pessoas que acompanha a trajetória do parlamentar, desde os tempos do movimento estudantil. A decisão sobre a vice na chapa de Marina foi oficializada depois que Renata, viúva de Eduardo Campos, disse ao próprio Beto que ele é a pessoa certa para seguir o legado do marido, morto na semana passada em acidente aéreo. Foi ungido pela família Campos. Beto é, hoje, o socialista capaz de ocupar a função de liderança dentro do partido. O sucessor de Campos. Deixa o reduto regional, para se projetar nacionalmente.
O que disse
“Marina e Beto não vão fazer o que querem. Vão fazer o que o Brasil exige, precisa e está no programa”. Beto Albuquerque.
Posição
Como candidato ao Senado, Beto tinha o apoio institucional de várias entidades de Passo Fundo, como foi mostrado no evento pluripartidário realizado recentemente. Como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Marina Silva, estas mesmas entidades reavaliam o posicionamento.
Vetado
O médico cardiologista Fernando Luchese não liberou o senador Pedro Simon, PMDB, para uma nova disputa eleitoral.
Tecla
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou no primeiro programa eleitoral de TV e rádio que o segundo mandato como presidente foi melhor do que o primeiro. Vai bater nesta tecla até o final como espécie de chavão para a reeleição de Dilma Rousseff.
Assumiu
O Vereador Suplente Adilon Falkemback Ribeiro (PPS) tomou posse na tarde ontem, depois que Pedro Daneli, do mesmo partido, pediu licença. Ficará afastado até o dia 3 de outubro para fazer campanha a deputado federal.
De primeira
A comunicadora Ieda Almeida, gerente de programação da Rádio Uirapuru, embarcou para Brasília na quarta-feira pela manhã para acompanhar a oficialização da chapa Marina Silva e Beto Albuquerque para a Presidência da República. Como boa repórter que sempre foi, furou bloqueios e entrevistou o deputado passo-fundense assim que ele desceu do carro e antes de chegar ao local da apresentação da chapa.