Na medida em que o dia sete de setembro se aproxima, as preparações para o desfile em homenagem à independência do Brasil se intensificam. Como de costume, entidades, escolas e a comunidade em geral marcam presença em uma das principais avenidas de Passo Fundo – que leva também o nome da data em questão. A 16 dias do feriado, a Secretaria de Desporto e Cultura – SEDEC, em parceria com a Liga da Defesa Nacional, já programam as principais atividades para este ano.
A programação ainda não é oficial e será concluída na próxima semana, podendo sofrer modificações, mas deve seguir os moldes das atividades ocorridas em outros anos. As entidades devem iniciar o desfile às 8h30, mas desde as 8h se concentram na avenida. Conforme o presidente da Liga da Defesa Nacional, Gilmar Teixeira Lopes, nos últimos anos o desfile só vem crescendo e deve ter um público ainda maior em 2014. “Estamos muito felizes em ver cada vez mais a participação da comunidade, especialmente das escolas que tem demonstrado muita dedicação em valorizar o 7 de setembro”, destaca. Este ano o feriado coincide com um domingo, o que deve, segundo Teixeira, atrair ainda mais o público. “Esperamos e temos visto que a população está mais envolvida com essas atividades e deve demonstrar o seu amor por essa Terra, que é a nossa pátria”.
Escolas
Em 2014, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório será homenageada e pelo menos outras oito já confirmaram presença. A coordenação do evento também destaca que na próxima semana mais escolas devem se mobilizar, mas até esta sexta feira as confirmadas eram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves, Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Rocha Duro, Escola Estadual Ernesto Tochetto, Escola Estadual Maurício Sirotski, Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp e Escola Estadual de Ensino Fundamental Anna Willig.
Semana da Pátria
No dia 1º de setembro inicia a já tradicional Semana da Pátria. O evento busca realizar programações especiais como palestras e debates até o dia do desfile. De acordo com Teixeira, as atividades serão realizadas em escolas e entidades que solicitarem, e o objetivo é trabalhar a importância dos valores e do amor à pátria: “Queremos desenvolver essa cultura no povo, principalmente agora que percebemos um certo orgulho da nação até mesmo em cantar o hino, seja em decorrência de eventos esportivos ou por outros motivos”, salienta. A abertura da