OPINIÃO

Fontes em Off - 25/08/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Seminário do Simpasso
O Simpasso realizado na quarta-feira a 5ª edição do Seminário de Reflexão da Prática Docente dos Servidores Municipais de Passo Fundo. O evento é direcionado aos professores das escolas do município e deve reunir cerca de 1500 participantes e acontecerá no Igaí a partir das 8h. Ainda pela manhã ocorre a primeira palestra, com o professor Pierluigi Piazzi, que abordará o tema “Ensinando Inteligência”. Durante a tarde, serão duas palestras. Uma delas com o jornalista Manoel Soares, que falará sobre a interligação entre educação na periferia e a internet, com a palestra “Pé no barro, cabeça na Web”. A outra participação será a do professor Adroaldo Lamaison, que irá discorrer sobre “Ser diferente para fazer a diferença”.

Objetivos
Conforme o presidente do Simpasso, Marcelo Domingues Ebling, o 5º Seminário busca auxiliar os professores do município em suas atividades. “Trabalhamos de forma focada para que todos os detalhes resultem no melhor evento possível. Seja pelos convidados, seja pela dinâmica, estamos com uma grande expectativa de que tenhamos um evento de debates plurais que tragam bons resultados para os municipários”, afirma.

Ouvindo os bairros

O prefeito Luciano Azevedo passou por três bairros no sábado pela manhã para conversar com moradores e fiscalizar obras. Esteve no Loteamento Coronel Massot, Vila Planaltina e Loteamento César Santos. Acompanhado do secretário de Obras, João Bordin, e do secretário de serviços Gerais, Cristiam Thans, recebeu solicitações das mais diversas, entre elas: nova estrutura de ruas com pavimentação asfáltica, melhorias na iluminação e limpeza, drenagem pluvial (tubulação), conserto e desentupimento de bocas de lobos. Luciano ouviu moradores e anunciou que obras serão feitas nestes locais. “Todos sabem que a cidade é grande. Estamos fazendo obras e melhorias de infraestrutura em todas as regiões. Algumas ações serão imediatas por serem mais simples, as outras, serão programadas para o início do ano”, explicou prefeito.

Reclamação I
Centenas de clientes de bancos e financeiras estão enfrentando dificuldades para fazer o pagamento antecipado de empréstimos. A liquidação antecipada ocorre quando o cliente faz o pagamento total ou parcial da dívida antes do vencimento, com dinheiro próprio ou por transferência de recursos de outro banco para fazer a portabilidade do empréstimo. Com o pagamento antecipado, há redução proporcional dos juros.
Reclamação II
De acordo com a legislação, as instituições financeiras são obrigadas a fornecer, em até um dia útil, contado a partir da data da solicitação, as informações necessárias para fazer a portabilidade de crédito, como o número do contrato, o saldo devedor atualizado, taxas de juros e prazos remanescentes. Caso a instituição não preste as informações requeridas, a orientação do BC é procurar inicialmente a ouvidoria do banco, que tem até 15 dias para dar resposta. No site do BC, é possível conferir perguntas e respostas sobre liquidação antecipada eportabilidade de operações de crédito.

Famurs x IPE I
A Famurs informa que o IPE está reajustando a mensalidade dos planos de saúde de servidores de 90 prefeituras para cobrir um rombo bilionário nas contas do Instituto. Para justificar o aumento, os diretores da autarquia alegam que alguns municípios estão dando prejuízo ao órgão, mas omitem o fato de que o governo do Estado deve R$ 3,4 bilhões ao IPE, conforme aponta relatório do Tribunal de Contas (TCE).

Famurs x IPE II
Enquanto as prefeituras terão suas taxas reajustadas de 11% para faixas de 13% a 22%, os servidores estaduais seguem pagando apenas 6% de alíquota. Não o bastante, o relatório do TCE ainda apontou irregularidade na gestão e descontrole no cadastro de consultas e exames. Há registros de beneficiários que já morreram, mas seguem consultando pelo IPE. O documento do órgão fiscalizador também mostra que um único médico teria sido capaz de realizar 17 consultas em apenas 40 minutos. Outro médico conveniado ao IPE teria realizado 109 consultas em um só dia.


Famurs x IPE III
A Famurs defende e cobra transparência na gestão do IPE, com a abertura da relação detalhada de exames e consultas prestadas em cada município e dos cálculos atuariais que justificariam a elevação das alíquotas municipais. A Federação ainda solicita a prorrogação para 2015 do reajuste da mensalidade dos planos de saúde dos servidores municipais, visto que as prefeituras precisam programar seus orçamentos no ano anterior.


Semana do Hip Hop
A Coordenadoria da Juventude, está organizando, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura e o Instituto Nawmild, a Semana Estadual do Hip Hop. A Semana inicia no dia 07 de setembro e tem como tema: “O extermínio da juventude negra e os 4 elementos”. O evento acontece na Praça Tochetto, a partir das 13h. Para o coordenador municipal da Juventude, Rodrigo da Luz de Jesus, é importante valorizar e incentivar a cultura do hip hop. A programação inicia às 13h com a abertura da Semana e segue por toda a tarde e noite com diversos shows.

Gostou? Compartilhe