Com o slogan Transformando Atitudes para Salvar Vidas, o projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Polícia Rodoviária Estadual, será lançado durante o seminário de abertura, no dia 2 de setembro, na Câmara de Vereadores. Com uma programação extensa de debates, das 8h às 17h30min, o seminário é destinado para a comunidade e, principalmente, para os professores das cinco escolas que participarão da ação educativa para o trânsito. Na ocasião, também será firmada a assinatura de adesão e compromisso para a realização do projeto.
O FETRAN é um projeto de educação para o trânsito que utiliza atividades pedagógicas do cotidiano escolar, a fim de incluir de forma transversal a temática do trânsito e trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Marla Debastiani Maffi, o projeto piloto será ministrado nas escolas municipais Guaracy Barroso Marinho, Diógenes Martins Pinto, Padre José de Anchieta, Cohab Secchi e Santo Antônio. “É um projeto importante e que temos certeza que será d emuito sucesso para podermos levar a outras escolas”, disse Marla.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a iniciativa permite formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e atuar como agentes transformadores para a construção de um trânsito mais seguro. As atividades seguem até o dia 18 de novembro. Entre os aprendizados que serão desenvolvidos, pesquisas, leituras, apresentações e debates, teatro e trabalhos externos preenchem o cronograma. Ao final, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) culminará todas as ações realizadas.