Depois de uma semana com temperaturas máximas entre 25°C e 29°C, lembrando de perto o verão, o frio retornou, garantindo que a estação é realmente a que marca o calendário: o inverno. Em 24 horas, entre as 15h de domingo (24) e as 15h de segunda-feira (25), a temperatura despencou dos 29°C para os 9°C. E o frio segue ainda por mais alguns dias, conforme a previsão da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
“Devido à presença de uma massa de ar seco e quente que predominou praticamente toda semana, até domingo, as temperaturas máximas ficaram acima dos 25°C”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Mas ontem (25) a entrada de uma frente fria trouxe a queda na temperatura e as pancadas de chuva, que foram por vezes fortes, com trovoadas e granizo em algumas áreas. “Por duas vezes na manhã de segunda-feira foi registrado granizo na Embrapa Trigo”, destaca Sampaio. A chuva entre a manhã e a tarde de ontem foi de 26 milímetros, somando no mês de agosto 111 milímetros, o que representa 59% da média normal histórica que é de 187,8 milímetros.
Para esta terça-feira (26) a previsão aponta que a área de instabilidade ainda pode causar chuva durante a madrugada, e temperaturas entre a mínima de 4°C e a máxima de 14°C, mas devido à entrada de um ar frio de origem polar, à noite a temperatura terá declínio acentuado. Na quarta-feira (27) a mínima será ainda mais baixa, ficando em 2°C e a máxima não passando dos 14°C. Poderá haver formação de geada.
A quinta-feira (28) começa com céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 3°C e a máxima de 16°C. Na sexta-feira (29), céu claro a parcialmente nublado. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 18°C, mas em elevação gradativa. Para o final de semana a previsão é temperatura agradável e sem chuva.
Região Sul ainda terá chuva hoje
Conforme o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet) a terça-feira (26) ainda deverá ter grande variação de nuvens em todo o Rio Grande do Sul. Somente no extremo Sul e a região Nordeste permanece a possibilidade de chuviscos/garoas no decorrer do dia. Nas demais regiões, o ingresso de uma massa de ar seco e frio diminui a nebulosidade e garante o retorno do sol. No amanhecer, as temperaturas permanecerão baixas com valores em torno de 4°C na Serra do Nordeste, há possibilidade de formação de geadas isoladas. No decorrer do dia, o sol aparece e mantém uma elevação da temperatura.
Para a quarta-feira (27) a previsão para o restante do estado é de tempo seco, frio e possibilidade de geadas. No amanhecer as temperaturas estarão abaixo de 4°C na maioria das localidades. As condições meteorológicas são favoráveis para formação de geada na maior parte das regiões. No período da tarde o sol aparece e as máximas se aproximam dos 15°C em várias regiões do estado.