Teve início no último dia 23 de agosto (sábado) o curso de capacitação com ênfase na formação continuada de tradutores/intérpretes de Libras na cidade de Passo Fundo. Essa ação é uma iniciativa da Associação de Tradutores/intérpretes de Língua de Sinais – ATILS, que por meio de sua presidenta, Andréia Mendiola, busca fomentar a formação de tradutores/intérpretes e ampliar o numero de profissionais que atuam na nossa cidade e região, considerando o significativo numero de alunos Surdos na inclusão. “Segundo o estatuto da instituição, temos por finalidade promover, incentivar e apoiar a realização de cursos, entre outros, visando o aperfeiçoamento profissional dos associados.” disse Andréia. O curso é realizado em parceria com Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Sertão-RS, pelo projeto do PRONATEC.
As aulas acontecem nas dependências da Faculdade Meridional – IMED, outra importante parceria na efetivação desse curso. Para tanto, a ATILS instituiu uma Comissão, composta por pessoas que já trabalham como Tradutores/intérpretes de Língua de Sinais, com o objetivo de organizar o projeto do curso, acompanhar o corpo docente, os alunos e demais tratativas, primando pela qualidade na formação desse profissional. A turma é composta por 25 alunos, o curso terá um total de 160h/a e conforme o programa do Pronatec, cada aluno terá direito a receber uma ajuda de custo de cerca de R$320 reais, comprovando para tanto, a sua frequência.
Essa realização também conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Surdos – APAS, presidenta Marinez Debiase, da Associação de Surdos de Passo Fundo – ASPF Ana Cristina Vilas Boas e Gabinete da Vereadora Claudia Furlanetto, do qual sua Assessora Cristine Pereira que é Tradutora/Intérprete, integra a Comissão e o corpo docente.