Interatividade
Esta é, sem dúvida, a campanha eleitoral mais digital da história das eleições no Brasil. Ontem foi a vez da candidata ao governo do Estado, Ana Amélia Lemos, PP, divulgar o mais novo recurso para interação com os cidadãos gaúchos: o Whatchêsapp. Os eleitores podem adicionar o número (51) 9811.1172 nos contatos do WhatsApp e mandar mensagens com sugestões, dúvidas ou demandas de sua região. As propostas serão repassadas à equipe da campanha ao governo. Logo após entrar em contato pelo aplicativo, identificando seu nome e cidade, a pessoa receberá boas-vindas com um card personalizado, além de informações sobre as ações da candidata. Até que ponto estes recursos todos influenciarão no voto dos cidadãos, ainda é uma grande incógnita.
Reviravolta
O resultado da pesquisa Ibope, divulgada no final da tarde de ontem, mostra que o cenário eleitoral vive uma verdadeira reviravolta. O Ibope dá vitória a Marina Silva, PSB, num eventual segundo turno com Dilma Russeff, PT. Aécio Neves, PSDB, baixa para a terceira posição com 19% das intenções de voto no primeiro turno, perdendo para Marina que assume o segundo lugar com 29%, abaixo de Dilma com 34%. Difícil acreditar que este resultado ainda seja reflexo emocional da morte de Eduardo Campos, que nas mesmas pesquisa do Ibope não chegou a 10% das intenções.
Quadro
Até as eleições de outubro há muita estrada a ser percorrida pelos candidatos e não dá para afirmar que o cenário se mantenha até lá. Vai depender muito da reação do PT a este quadro. Será agressivo como costuma ser as campanhas petistas contra seus adversários? E, também, dependerá muito de como vai se portar Marina diante destas reações. E Aécio, vai mudar o foco? Certamente, depois do resultado, as coordenações de campanhas remontam suas estratégias.
Chance
Beto Albuquerque que começou a caminhada buscando uma reeleição certa para deputado federal, passou a ser o nome para o Senado na aliança com o PMDB e agora tem forte possibilidade de ser o vice-presidente da República. São as voltas que o mundo dá.
Tosco
Os programas eleitorais dos candidatos ao Senado estão deixando por demais a desejar. Nenhum deles surpreende o eleitor. Chegam ao cúmulo da tosquice.
Nova secretaria
A procuradoria-geral do município encontrou uma fórmula jurídica para a criação da Secretaria Extraordinária de Captação de Recursos sem contrair gastos. Era um objetivo do prefeito Luciano Azevedo desde o inicio da gestão. O cargo de secretário será exercido sem remuneração por alguém da Administração municipal. Luciano confirmou o nome de Édison Nunes para a função.
O que foi dito
“Agora temos que, de fato, fazer uma mudança de Estado, tem que se desburocratizar”. Presidente Dilma Rousseff.