OPINIÃO

Fontes em Off - 27/08/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nervura

Em meio às aeronaves e o pessoal do Aeroclube de Passo Fundo, circula pelos hangares uma simpática cachorra. É a “Nervura”, a mascote do Aeroclube. Adotada, também foi educada para o ambiente e respeita os limites por onde pode circular. O instrutor Nelson Rebelato é o tutor da mascote, que não o perde de vista. Mesmo quando Nelson está voando, Nervura fica atenta ao tráfego aéreo. Basta o avião tripulado pelo instrutor tocar a pista e ela segue em direção ao local de estacionamento. Mas Nervura não ultrapassa o limite permitido, demonstrando que assimilou muito bem os padrões de segurança. Um ensinamento padrão que também faz parte do curso de Piloto Privado, agora iniciando uma nova turma. Interessados ainda podem participar. Informações pelo telefone (54) 8118-8266.

Congresso

O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano e a coordenação do III Congresso Internacional Estudos do Envelhecimento Humano realiza hoje (27) solenidade de abertura do evento, às 19h, no Centro de Eventos, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Todos os detalhes do evento encontram-se disponíveis no site www.upf.br/cieeh2014.

Reforma Urbana

O Fórum Estadual de Reforma Urbana do Rio Grande do Sul – FERU/RS em parceria com CDES Direitos Humanos promove nesta sexta-feira, dia 29, no Sindicato dos Bancários, uma oficina. A atividade integra o conjunto de ações de fortalecimento do Fórum Estadual da Reforma Urbana-FERU/RS e tem como objetivo fornecer aos participantes um conjunto de conceitos, métodos e técnicas visando empoderar grupos de base, comunidades, movimentos sociais, ONGs, autoridades municipais e gestores públicos em relação aos temas do direito à cidade e à moradia adequada. Após a oficina acontecerá o Debate Estratégico, de caráter propositivo, com o objetivo de oportunizar um momento de reflexão visando a estruturação de uma plataforma de luta estadual pela Reforma Urbana concebida a partir das demandas apresentadas na oficina.

Fraudes

A cada 14,8 segundos no país, em julho, um consumidor foi vítima de tentativa de fraude após ter documentos roubados por golpistas, que usam os dados pessoais para fazer negócios ou obter crédito com a intenção de não pagar as dívidas. Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor, foram registradas 180.919 tentativas, número 19,9% acima do constatado em junho deste ano. No acumulado de janeiro a julho, no entanto, houve recuo de 5,5%. As tentativas de fraudes também foram 15,8% menores do que em julho do ano passado. Mais de um terço delas se deram no setor de telefonia (35,5%), com 64.167 registros, que representam queda sobre julho do ano passado (49,7%).

Pedágios I

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) deve alterar o contrato de gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para tentar garantir agilidade no atendimento aos motoristas que passam pelos postos de pedágio administrados pela empresa pública. Com a medida, os motoristas deverão ser atendidos no prazo máximo de 15 minutos. Quando atingir este tempo e a formação de filas ultrapassar 400 metros em horário de pico ou 200 metros fora do horário de pico, a EGR deverá liberar as cancelas até que a fila se encerre.

Homenagem

Os 50 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, comemorados em 2014, serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A sessão solene acontece na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, a partir das 19h.

Fies

O Fies receberá R$ 5,4 bilhões. O crédito extraordinário foi autorizado em medida provisória, que vai reforçar os créditos destinados à concessão de financiamento estudantil no Orçamento da União deste ano. Os recursos poderão ser utilizados para concessão de financiamentos estudantis em todo o país. Podem recorrer ao Fies estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas e que tenham renda familiar mensal bruta de, no máximo, 20 salários mínimos. Com taxa de juros de 3,4% ao ano, o programa financia de 50% a 100% do custo das mensalidades.

 

 

Gostou? Compartilhe