Meu Bebê, Meu Tesouro: mais de 200 gestantes atendidas em 2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, lançado pela Prefeitura de Passo Fundo no ano passado, já atende mais de 200 gestantes em 2014. Em 2013, o número de mulheres atendidas foi de 217. O programa, que tem como finalidade cuidar das gestantes desde o diagnóstico da gestação até o primeiro ano de vida do bebê, é realizado através das secretarias da Saúde e da Educação.

A proposta envolve atividades periódicas de cuidados e estímulos com o objetivo de diminuir o índice de mortalidade infantil e estimular o afeto entre mãe e filho. De acordo com informações da Secretaria da Saúde, 423 mulheres estão cadastradas no programa.

O próximo encontro que reunirá gestantes que integram o Meu Bebê, Meu Tesouro acontecerá no dia 04 de setembro, às 13h30min, na Escola do Hospital São Vicente de Paulo. O encontro é destinado às gestantes do 3º trimestre, que receberão o kit composto de itens de enxoval para o bebê. Na oportunidade, equipes do programa falarão sobre a importância da relação mãe-bebê, sobre o ambiente emocional, responderão dúvidas em relação ao parto e aos cuidados com a amamentação.

O programa tem em sua equipe uma psicóloga, que gerencia as atividades, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira e uma nutricionista. A gerente do programa, Tatiana Both, explica que o Meu Bebê, Meu Tesouro está ligado às linhas de cuidado que englobam todos os serviços disponíveis na rede pública de saúde, como por exemplo: teste rápido de gravidez, sífilis, HIV, pré-natal e puerpério, puericultura e outros. “A partir desses serviços a secretaria otimiza os recursos disponíveis, inclusive monitorando a inserção dos dados do Sistema de Registros de Acompanhamento do Pré-Natal (SISPRÉ-NATAL), realizados nas unidades de saúde”, informa Tatiana.

O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; e atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Para Tatiana, as práticas de trabalho citadas são comprometidas com as usuárias. “O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro é, para muitas gestantes, um ponto de referência, além de um suporte num momento delicado, de maior vulnerabilidade e fragilidade, onde ansiedades podem surgir pelas dúvidas e expectativas em relação ao bebê”, finalizou Tatiana.

Outras informações sobre critérios para cadastro no programa Meu Bebê, Meu Tesouro podem ser obtidas na Secretaria da Saúde (setor Saúde da Mulher), através do telefone (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe