Buscando mais qualidade de vida

SA?sDE: Ambulatório que trata assuntos relacionados à obesidade tem tido bastante procura. Em 30 dias de funcionamento, demanda tem sido principalmente de crianças e adolescentes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Já considerada questão de saúde pública por vários segmentos ligados ao setor, o tratamento da obesidade ganhou um serviço específico na saúde pública de Passo Fundo. Funcionando há cerca de 30 dias, na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nenê Graeff, o Ambulatório da Qualidade de Vida oferece um atendimento multiprofissional para pessoas com problema de obesidade de toda a cidade.

“Qualquer pessoa com problema de obesidade pode procurar o atendimento na unidade. O objetivo é trabalhar com o conceito da promoção de saúde e evitar danos mais graves aos pacientes de Passo Fundo que sofrem com o problema”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. Foi dessa forma que o ambulatório foi pensado e organizado: para auxiliar as pessoas na perda de peso, para que tenham melhores prognósticos relacionados à pressão alta, à problema cardiovascular, à diabete, e todas as demais complicações relacionadas à obesidade.

Atualmente o serviço conta com o atendimento de uma médica e uma nutricionista. Na próxima semana o ambulatório deve começar a prestar atendimento com uma psicóloga, que já está contratada e, mais tarde, de com um educador físico. “É um atendimento multiprofissional que hoje é de médico e nutricionista para avaliar de peso, fazer prescrição de dieta, monitoramento, avaliação de conduta e inclusive estão fazendo um indicador que é o número de quilos perdidos pelos pacientes. É todo um monitoramento que está sendo feito pela equipe que trabalha lá”, esclarece o secretário.

A avaliação, até o momento, tem sido das mais positivas: “seguidamente estou naquela unidade e verifico as pessoas procurando os profissionais, temos demanda cheia, tem bastante gente procurando”, completa Luiz Artur.

Crianças e adolescentes entre os mais atendidos
O Ambulatório da Qualidade de Vida desenvolve todo um programa, que vai da prevenção, até a detecção do problema e tratamento. Conforme Débora Falk Lopez Boscatto, médica especialista em Medicina Preventiva e professora da Medicina da UPF, que atua no ambulatório, o trabalho começa com as gestantes, que acompanham uma palestra proferida por ela dentro do programa Meu Bebê, Meu Tesouro. Além disso, os profissionais do ambulatório também procuram casos que necessitam de atendimento na comunidade.

Gostou? Compartilhe