A segunda etapa da vacinação contra o HPV para as meninas de 11 a 13 anos começa na próxima segunda-feira, dia 1 de setembro. Novamente, a estratégia adotada em Passo Fundo é a aplicação da vacina com datas marcadas para cada escola. O objetivo é fazer a segunda dose do esquema de vacinação, que deve ocorrer seis meses após a primeira, que aconteceu em março e imunizou cerca de 3.500 meninas da população alvo. Outra opção é a possibilidade de realizá-la diretamente nas Unidades de Saúde do município.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas doses aplicadas no Brasil, a vacina manteve o seu padrão de segurança, como observado mundialmente.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.