Medida drástica
Sem receber em dia as parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e com uma redução no retorno do ICMS, a prefeita de Santo Antônio do Planalto, na região Norte do Estado, tomou uma atitude drástica e inusitada: demitiu os quatro secretários que existiam na administrar. Objetivo: economizar mais de R$ 200 mil ao ano, uma média de R$ 22 mil por mês para equilibrar as contas. Cristiane Alberton também cortou horas extras e estabeleceu turno único na prefeitura. Pessoalmente, Cristiane vai comandar o que seria de atribuição dos secretários. As pastas terão apenas coordenadores. O município de Santo Antônio do Planalto possui dois mil habitantes e enfrenta dificuldades como a maioria dos municípios brasileiros. A conta não tem fechado no final dos exercícios.
Pesquisa
O Jornal O Nacional vai publicar, neste final de semana, a primeira pesquisa para o governo do Estado e para o Senado, encomendada pela ADI-RS e feita pelo Instituto Methodus. A pesquisa será publicada, com exclusividade por todos os jornais que participam deste projeto na ADI.
Entrevista
Na próxima semana, O Nacional publica a segunda entrevista com presidenciável. Será a vez da presidente Dilma Rousseff, PT, que busca a reeleição. O material também está sendo produzido pela ADI. O conteúdo exclusivo faz parte da programação de cobertura de ON para as eleições deste ano.
Repercussão
Nota da colunista sobre a utilização dos canteiros para cavaletes de candidatos gerou manifestação do gabinete do vereador Wilson Lill, que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa pelo PSB. “Somos 100% favoráveis a campanha eleitoral sem poluição nos canteiros de nossa cidade”. Manifesta a equipe do gabinete.
Invisíveis
Candidatos a vice de Aécio Neves, PSDB, e de Dilma Rousseff, PT, quase não aparecem nas propagandas. Pelo menos até este momento. Figuração.
O que foi dito
“Se não tiver a felicidade de ser eleito, não vou mais. Aí, vou pedir emprego, eu pediria a ajuda de vocês”, disse, brincando, o candidato ao Senado, pelo PDT, Lasier Martins, durante uma coletiva antes de participar no Tá na Mesa, da Federasul, na quarta-feira.