OPINIÃO

Fatos - 30-31/08/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Espelho I
Circulando pelo centro da cidade, esta semana, uma senhora me chamou a atenção pela ênfase que dava a uma situação particular. Numa prosa com um conhecido, ou talvez um parente, dizia em alto e bom som que já havia procurado por diversas vezes a Prefeitura de Passo Fundo, mas que nunca, mas nunca mesmo, a prefeitura pagou uma conta de água ou de luz da sua casa. O tom da conversa era de indignação por parte dela. Imagina: a prefeitura não paga as suas contas, como se esta fosse a obrigação do Poder Executivo. Relevo a indignação por se tratar de uma senhora que, talvez, não tenha conhecimento das atribuições do Poder Executivo e muito menos do Legislativo. Infelizmente, não são somente pessoas menos esclarecidas que tem atitudes como estas. O brasileiro, de um modo geral, contribui para o processo de corrupção. O povo é o espelho dos poderes constituídos. Não adianta protestarmos contra a corrupção e dizer que político nenhum presta, quando queremos sempre levar vantagem em tudo. Hora de mudar esta lógica.

Debates
Os candidatos também enfrentam uma enxurrada de debates durante a campanha. É uma oportunidade para expor de forma igualitária as propostas de cada um, sem dúvida alguma. Agora, além dos tradicionais programadas dos veículos de comunicação, eles se reúnem em entidades de classe, entidades empresariais e sindicatos. O volume de debates acaba por se traduzir numa repetição sem fim de promessas que, na maioria das vezes, os eleitos não cumprirão.

Pesquisa
A Pesquisa do Instituto Methodus publicada na edição deste final de semana do Jornal O Nacional (páginas 10 e 11), revela que a candidata ao governo do Estado Ana Amélia Lemos, PP, leva vantagem sobre o governador Tarso Genro, PT também no interior do Estado. E, a candidata à presidência Marina Silva, PSB, venceria Dilma Rousseff, em um eventual segundo turno com quase 10 pontos percentuais de diferença.

Rejeição
Entre os candidatos ao governo, Tarso Genro, é o que tem a maior rejeição (35,1%), seguido de Ana Amélia (14,5%). Roberto Robaina, PSOL, aparece com 7% de rejeição. Vieira da Cunha, PDT com 5,7% e José Ivo Sartori com 5,3%.

Sustentabilidade
Com uma bicicleta adesivada com o material de campanha, o candidato a deputado estadual Wilson Lill, achou uma forma de economizar combustível, contribuir para reduzir a poluição e entrar em forma. Ele percorreu o município de Coxilha esta semana pilotando a magrela e tem feito uso do veículo de duas rodas em outros momentos da campanha.

Simulação

Será realizada na tarde deste sábado (30), das 14h às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Ernestina, uma simulação de votação com a identificação biométrica, nova forma de reconhecimento adotada em muitos municípios nas Eleições de 2014. A biometria garante mais segurança ao processo eleitoral.

Gostou? Compartilhe