Começam as comemorações

Comemorações da Semana da Pátria iniciam com a chegada do fogo simbólico em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada do Fogo Simbólico ao município, com a cavalaria do 3º RPMon da Brigada Militar, abriu as celebrações da Semana da Pátria, na manhã dessa segunda-feira (1º). Com a presença de autoridades e da comunidade, a reverência ao patriotismo e o culto aos símbolos nacionais foram enaltecidos pelo sentimento de civismo e amor à Pátria.

Após o deslocamento do Fogo Simbólico ao Altar da Pátria, no Parque da Gare, o acendimento da Pira e o hasteamento das bandeiras, o presidente da Liga de Defesa Nacional Núcleo Passo Fundo, Gilmar Teixeira Lopes, ressaltou o ato. “Esse é um momento de reflexão e exercício da cidadania, de termos responsabilidades na construção de nosso País. Sou um apaixonado pela minha terra e meu povo, assim devemos demonstrar nosso amor ao Brasil”, disse.

A presença de alunos de escolas também foi observada como um incentivo para que o civismo esteja sempre presente e possibilite a reflexão da sociedade de forma coletiva.

O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, representando o prefeito Luciano Azevedo, pediu que a comunidade participe da Semana e cultive boas ações. “Temos de ressaltar as coisas boas de nossa pátria, com prosperidade, ética e moral, um trabalho forte neste sentido. Temos uma nação rica e pujante. Deixo aqui o abraço do prefeito Luciano e a certeza de que podemos fazer muito pela nossa cidade e País”, frisou Gonçalves.

O temas da Semana da Pátria estão divididos nas três esferas: a Amazônia como tema nacional; os 100 anos de nascimento de Lupicínio Rodrigues como tema estadual; e os 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório, os 60 anos do instituto Histórico de Passo Fundo e os 30 anos do Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo, todos como tema municipal.

A guarda da Pira iniciou com a Secretaria de Segurança Pública. Os trabalhos serão encerrados no próximo domingo (7), com o desfile de 7 de Setembro e retirada da Centelha para a fusão com a Chama Crioula e a extinção do Fogo Simbólico.

Gostou? Compartilhe