Nesta semana acontece o processo de consulta pública da população quanto a criação de uma constituinte exclusiva responsável pela construção da reforma política. Passo Fundo conta com diversos locais de votação. São 10 pontos fixos e 25 volantes disponíveis para a população depositar seu voto.
De acordo com o coordenador do Comitê Municipal do Plebiscito Popular, Gilmar Voloski, a população pode votar até o próximo domingo (7). Nos demais dias, urnas fixas estão dispostas na Universidade de Passo Fundo, Câmara de Vereadores, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e em diversos pontos da cidade. Ele comenta que as urnas volantes são levadas até as fábricas e empresas do município em horários de entrada dos funcionários. “Um dos horários de mais movimento, por exemplo, é entre as 6h e 8h da manhã no HSVP. Neste período conseguimos captar o voto dos funcionários do hospital que é bem expressivo”.
Durante toda a semana será adotado este procedimento para colher o voto da população. Ele explica que os municípios próximos que não organizaram comitês receberão urnas volantes. “Amanhã levaremos urnas para Carazinho. Estaremos no Campus da UPF e da ULBRA”. A intenção é levar as urnas para o desfile de 7 de setembro que acontece no domingo, caso não chova, e o desfile seja realizado.
Votação
Para votar, basta apresentar um documento com foto. Maiores de 16 anos e menores de 18, devem apresentar documento com foto e o título de eleitor. O eleitor deverá responder a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”. Nos campos de resposta há apenas duas opções, sim ou não.