A Prefeitura de Passo Fundo está realizando o cadastramento de famílias de baixa renda que deverão receber entrada de luz de forma gratuita, por meio do Programa Eficiência Energética da RGE. Com a parceria entre a administração pública e a companhia de energia elétrica, mais de 100 famílias do Loteamento Parque do Sol serão beneficiadas.
As instalações iniciarão em um prazo de 15 dias, conforme informações da RGE. De acordo com o secretário de Habitação, João Campos, o objetivo do cadastramento é identificar as famílias de baixa renda para disponibilizar o serviço. “O cadastramento está sendo realizado desde o dia 26 de agosto e deve encerrar nesta semana”, observou.
Para ter acesso ao serviço, alguns pré-requisitos são feitos: inscrição das famílias no CadÚnico e na Secretaria de Habitação, além da participação em algum programa do Governo Federal destinado às famílias de baixa renda, como por exemplo, o Bolsa Família. O secretário informa ainda que a renda das famílias não deve ultrapassar R$ 1.600,00 por mês.
O programa tem como finalidade atender áreas de regularização fundiária e áreas próximas às regularizações. O programa possibilita a instalação da caixa de luz e fiação, além da distribuição de um kit composto por lâmpadas econômicas e fios para instalação adequada dentro de cada moradia. “Através desse cadastro, as famílias de baixa renda serão beneficiadas. Os moradores pagarão pela energia consumida com uma conta especial de cobrança, que reduz a tarifa”, explicou o secretário.
O programa atende uma necessidade básica das famílias que é o acesso à energia elétrica, o que possibilita mais qualidade de vida a partir da entrada de luz padrão, além de diminuir os riscos de incêndios e acidentes elétricos, muitas vezes ocasionados por ligações clandestinas e inadequadas.
A parceria da Prefeitura com a RGE já beneficiou outras 120 famílias no Bairro José Alexandre Zachia, no ano de 2013.
Mais de 100 famílias receberão entrada de luz gratuita
· 1 min de leitura