Município comemora desempenho no IDEB

Segundo o índice divulgado esta semana, escolas municipais superam meta estabelecida

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é realizado bianualmente, a fim de avaliar a qualidade da educação básica. Em Passo Fundo, as escolas municipais apresentaram um bom desempenho no IDEB 2013, com seis escolas destaques e a maioria acima da meta estipulada.

Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, em linhas gerais, as escolas municipais estão colocadas de forma satisfatória e projetam um crescimento promissor. “O resultado do esforço do município com a formação de professores, que vem sendo feita há muito tempo, mostra bons resultados. As escolas públicas municipais se inserem no contexto nacional e estão bem posicionadas”, ressaltou o secretário.

Em um panorama amplo, das 21 escolas de Passo Fundo, na linha dos Anos Iniciais, 14 ficaram acima da meta e 7 abaixo da meta. Nos Anos Finais, houve empate, com 10 acima da meta e 10 abaixo da meta. Porém, segundo a Secretaria de Educação, é preciso considerar que a redução na avaliação dos Anos Finais segue uma tendência da educação em todo o País.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marla Maffi, os resultados são bons, pois mostram muitas escolas acima da meta projetada para 2013 e, até mesmo, da meta para o ano de 2019. ?Atribuímos o IDEB elevado da maioria das escolas aos programas de formação continuada, promovida pela Secretaria de Educação e pelas próprias escolas, aos programas que o município adere, como o Mais Cultura, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, o Mais Educação e o Tempo Integral, salas de recursos, enfim, todos os investimentos realizados pelo município em prol de uma educação de qualidade. Mas, especialmente, isso se deve a qualificação e compromisso dos professores e das equipes gestoras?, disse.

Os projetos desenvolvidos nas escolas também atendem diversidades e características de cada comunidade, no engajamento dos alunos e em um maior empenho que repercute na aprendizagem.

Avaliação geral
O IDEB realiza a avaliação nos Anos Iniciais e Anos Finais. Em relação ao Anos Iniciais os resultados foram todos acima da meta com 4,9 (Brasil), 5,4 (Estado do Rio Grande do Sul) e 5,2 (Rede Pública Municipal de Passo Fundo). Já nos Anos Finais, as avaliações foram as seguintes: 4,0 (Brasil), 4,0 (Estado do Rio Grande do Sul) e 4,2 (Rede Pública Municipal de Passo Fundo).


Gostou? Compartilhe