OPINIÃO

Fontes em Off - 13-14/09/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Feira de saúde
Uma feira de saúde será realizada no sábado (13) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas, no bairro Independente. O evento é promovido pela Associação Médica do Planalto (AMEPLAN). A comunidade terá a disposição serviços de saúde preventiva que serão oferecidos em parceria com várias entidades. Será das 9h às 11h30.Todos os serviços de saúde preventiva serão oferecidos de forma gratuita à população que comparecer a feira. Informações pelo fone (54) 3311-6322.

Bairro a Bairro

A 9º edição do Programa Bairro a Bairro, da Prefeitura de Passo Fundo, será na tarde do dia 27 na comunidade do Bairro Santa Marta. O local ainda está sendo definido. Todas as Secretarias estarão presentes e haverá atrações artísticas. Entre os serviços oferecidos estão: orientação sobre a dengue e exames básicos, cadastros sociais como o Bolsa Família, Projovem, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, distribuição de mudas, orientações sobre horta familiar, Escolinha de Trânsito, ações da Universidade Popular, que oferece corte de cabelo, massoterapia e manicure. O Programa Bairro a Bairro compreende também ações como limpeza de áreas verdes, de bocas de lobo, capina, poda, iluminação e realização de obras. Será das 13h às 18h.

Trânsito interrompido
A Avenida Sete de Setembro está fechada desde sexta-feira (12), no trecho entre a Rua Coronel Chicuta e Avenida Presidente Vargas, em ambos os sentidos. O fechamento da via se dá em função da montagem da estrutura para o desfile da 22ª Mostra da Cultura Gaúcha, que acontecerá no domingo (14), a partir das 14h. A Guarda Municipal de Trânsito pede a compreensão dos motoristas que trafegam pelo local e pelas proximidades e solicita que utilizem caminhos alternativos, evitando transtornos e trânsito lento. O trecho deverá estar liberado na segunda-feira (15), até o meio-dia.

Oficinas

O Grupo de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (GETICs), da Secretaria da Educação da Prefeitura de Passo Fundo, realizou uma oficina com a finalidade de utilizar recursos didático-pedagógicos oferecidos pelo programa Linux Educacional 4.0, instalado nos Laboratórios de Informática na Rede Municipal de Educação. A oficina foi promovida no II Encontro Estadual PROINFO/UNDIME, realizado na cidade de Canoas entre os dias 10 e 11 de setembro. O encontro teve como tema “Os Desafios do Proinfo” e o foco foi em um dos softwares contidos no pacote do Linux Educacional, o TUX PAINT, que é um programa educativo que contempla desenhos, carimbos, escrita, sons, texturas e cenários.

Encontro de voluntários
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Regional Passo Fundo convida para participar do I Encontro de Voluntários. Será no dia 27 de setembro, na Fazenda da Brigada Militar, localizada na BR 285, próximo ao aeroporto de Passo Fundo. Entre os temas da programação estão: Sistema de Comando de Incidentes e Gerenciamento de Abrigo, noções em atendimento pré-hospitalar, atendimento de acidentes com cargas de produtos perigosos, transporte aéreo médico e demonstração de resgate com cães em estruturas colapsadas. Os minicursos são gratuitos. Inscrições pelo e-mail [email protected]. Os interessados devem informar nome, endereço e telefone.

Autismo
As pessoas que sofrem os sintomas do autismo poderão contar a partir do começo de 2015 com o remédio risperidona na rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento ajuda na diminuição as crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns da doença. O autismo não tem cura, mas pode ser identificado nos primeiros anos de vida. O autista olha pouco para as pessoas e tem dificuldades de interagir com quem está ao seu redor. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 70 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e no Brasil algo próximo de dois milhões de pessoas. O Ministério da Saúde prevê gastar R$ 700 mil por ano na compra do remédio.

Agricultura familiar
Produtores da agricultura familiar poderão ter o Estado como cliente, a partir de novembro. Isto será possível graças ao convênio assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que disponibiliza R$ 40 milhões de recursos do Governo Federal ao Rio Grande do Sul para a aquisição de alimentos da agricultura familiar, que beneficiará unidades prisionais. A compra é realizada pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). O convênio faz parte do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. A aquisição será pela modalidade licitatória “Chamada Pública”, inicialmente em quatro dos 80 municípios, onde já são feitas licitações descentralizadas, através do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas, o Fornecer.

Gostou? Compartilhe