A Prefeitura de Passo Fundo concluiu no mês de agosto, através da Secretaria de Educação, o trabalho de inclusão de alunos da rede municipal de ensino no Sistema de Gestão Escolar – Aluno. O sistema, criado em 2007 no município, permite que a administração pública tenha acesso ao número total de alunos matriculados em cada uma das 35 escolas de Ensino Fundamental da cidade, incluindo o número de alunos existentes em cada turma.
De acordo a representante da Secretaria de Educação, Luciana Alves Paes, o sistema permite, por exemplo, que a merenda escolar seja enviada para o número exato de alunos, evitando desperdícios. “Uma das vantagens do sistema é justamente saber o número exato de alunos que frequentam as escolas. Quando a merenda era enviada, por exemplo, mandávamos sempre para um número aproximado, hoje temos como saber exatamente qual o número de estudantes, inclusive por turmas, o que facilita muito”, explicou Luciana.
Ainda conforme Luciana, até o mês passado, seis escolas ainda não estavam cadastradas no sistema, o que significava um número de aproximadamente 400 alunos fora do sistema. “Algumas escolas estavam com dificuldades na realização do cadastro. Fizemos um treinamento e agora todas estão incluídas”, disse Luciana, que completou: “muitas vezes a direção de uma escola informa de maneira arredondada o número de alunos e isso gera transtornos, pois a escola poderá receber recursos (livros, merenda, verba) a mais ou a menos”, esclareceu.
Através do Sistema Escolar é possível ainda dar informações ao Conselho Tutelar sobre em que escola e desde quando o aluno está matriculado, não sendo necessário ligar para todas as escolas do município para localizar um estudante. O sistema não aceita matricular um mesmo aluno em duas escolas diferentes, o que evita duplicidade de matrículas e impede que erros estatísticos.
Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o cadastro representa um grande avanço. “A partir de agora, vamos poder gerar, por exemplo, aplicações online de cada um de nossos alunos, como consultas de notas e frequência. O cadastro também facilita uma possível transferência de aluno”, exemplificou Edemilson.
A ferramenta também pode ser utilizada pela Secretaria de Educação como recurso tecnológico gerador de economia, ou seja, é possível, através da precisão dos dados informados, contribuir para o planejamento de ações de todas as coordenadorias. Um exemplo disso é quando a coordenadoria necessitar o número de alunos matriculados por escola e por turma, não sendo mais preciso aguardar a informação, que agora está disponível em tempo real.
O Sistema de Gestão Escolar – Aluno tem por finalidade acompanhar a vida escolar dos cerca de 10.100 alunos da rede municipal de Ensino Fundamental de Passo Fundo. O sistema é responsável pela matrícula, avaliação e emissão de documentos relacionados ao aluno, como: boletim, ficha do aluno, atestado de frequência e histórico escolar. Também, oferece dados estatísticos da movimentação dos alunos nas escolas como evasão e transferências. O objetivo principal do sistema é automatizar todo o processo que envolve o aluno, disponibilizando relatórios, documentos e pesquisas.
No final do ano letivo será gerado o cálculo da média curricular e a média final dos alunos para as disciplinas avaliadas por nota, dessa forma, o sistema calcula automaticamente a aprovação ou reprovação conforme o valor das médias informadas em cada escola. Através do sistema é possível emitir relatórios periódicos que a Secretaria de Educação recebe em datas específicas, como boletins estatísticos e atas de resultados finais.
Alunos em sistema de gestão escolar são incluídos
· 2 min de leitura