Polêmica I
A questão do casamento coletivo em Santana do Livramento em um CTG com casais gays foi motivo de muitos comentários a favor e outros contra e ganhou espaço nos principais noticiários do país. De um lado os que defendiam o casamento naquele espaço ofendendo quem criticava e do outro não foram poupados adjetivos de ataques. A questão da torcedora do grêmio também ganhou espaço na mídia, assim como a punição que o time levou pelo ato individual da moça. Em ambos os casos a situação chegou ao extremo e com isto o CTG foi queimado e a casa onde morava a torcedora também.
Polêmica II
Acredito que a diversidade deve ser respeitada e ainda bem que temos leis contra o racismo, homofobia, ataques ao meio ambiente, violência contra mulher, pedofilia e outros crimes que até ontem passavam despeercebidos por grande parte da sociedade. Mas acredito que temos que exigir principalmente dos integrantes de entidades, associações, agremiações um entendimento mais democrático para que não possamos insuflar a violência que estamos vendo. Digo isto dos dois lados, pois ouço e leio verdadeiros absurdos de quem defendia o casamento no CTG ou criticavam o ato da torcedora e não somente os que pensam ao contrário.
Defesa agressiva
Porque me refiro a este entendimento porque se queremos que as pessoas respeitem a diversidade e façam um debate democrático onde possamos construir uma sociedade igualitária, temos que também entender, respeitar e conversar com aqueles que não pensam como a gente. Ler um texto de um professor e estudioso defendendo o casamento gay no CTG e ofendendo aqueles que pensam o contrário, para mim não colabora em nada e pelo contrário insufla ainda mais a violência de grupos. Ver os verdadeiros ataques aquela moça que errou e deve ser punida por pessoas que deveriam ter o bom senso em encaminhar os debates, somente colaborou para que a casa onde a mesma morava fosse queimada. O que desejo dizer é que se acredito que avançamos muito e haveremos de avançar muito mais, só que temos princípios e valores que não mudam de uma hora para outra e temos que ter cuidados para não criar mais problemas que já temos em nossa sociedade.
Divisão perigosa
A intolerância dos dois lados nos preocupa, pois o respeito é a base de qualquer sociedade que deseja uma convivência harmoniosa com a diversidade. Dividir nossa sociedade entre mocinhos e bandidos não é uma boa ideia e tenham certeza, não acabará bem, por isto eu defendo sim que todos tenha o direito de falar e defender suas ideias, que sejam carimbados como promíscuos ou preconceituosos. “Posso não concordar com uma palavra que tu falas, mas defenderei até o último minuto o seu direito de defender o que pensa.”
“Temos que também entender, respeitar e conversar com aqueles que não pensam como a gente.”