OPINIÃO

Fontes em Off - 16/09/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Francisco Turra
 
O Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, será homenageado neste fim de semana, durante o Fórum Nacional de Agronegócios, em Campinas (SP). Durante o evento, Turra receberá o Prêmio LIDE de Agronegócios 2014, na categoria Carne Suína, por sua atuação destacada na defesa dos direitos dos suinocultores e da agroindústria suinícola brasileira, que é geradora de emprego, renda e divisas para o Brasil.

Fiscalização

Passo Fundo possui aproximadamente 1 mil autorizações mensais de internações hospitalares para os quase 200 mil habitantes. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, muitas vezes ocorrem internações irregulares de pessoas que não residem em Passo Fundo, por isso nova estratégia da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para identificar fraudes, será a intensificação da auditoria externa por meio de visitas aos endereços relatados, na busca dos usuários cadastrados. Quando identificadas irregularidades, o Cartão SUS poderá ser cancelado, a eventual conta será gerada (não sendo paga) e o Ministério Público será comunicado da situação.

Mostra da Saúde
A UPF sedia nos dias 17 e 18 de setembro, próximo ao auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), a Mostra Regional de Saúde 2014. Com o intuito de proporcionar experiências cotidianas e estimular o protagonismo local de trabalhadores de saúde, gestores e usuários da Atenção Básica no Estado, o evento reúne uma programação constituída de apresentação de relatos, seminários e debates. A abertura oficial da Mostra será às 13h30min. A partir das 14h haverá uma discussão com o tema Acolhimento e Atenção Básica, e às 19h acontece o Seminário Arte, Saúde e Cultura. No segundo dia (18/09), das 9h às 12h, ocorre mais uma apresentação de relatos de experiências. Já às 14h, a mesa de debates será sobre Apoio Institucional e Práticas Pedagógicas na Atenção Básica. O encerramento está marcado para as 17h30min.

Aplicativo
Um projeto piloto de um aplicativo que deve mapear a homofobia e registrar as denúncias de violência e discriminação contra o público LGBT foi apresentado no Fórum Estadual LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que ocorreu neste sábado (13), em Porto Alegre. Atualmente as denúncias são recebidas apenas pelo Disque 100, que tem o objetivo de acolher essas denúncias, procurando interromper a situação de violação de direitos humanos. O serviço atua em três níveis: ouve, orienta e registra a denúncia; encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização; monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia. De acordo dados da SJDH, são recebidas de uma a duas denúncias por semana relacionadas ao preconceito de gênero. Os registros mais frequentes são de insultos.

Correição
A Procuradoria da República no Rio Grande do Sul e as Procuradorias da República nos municípios a ela vinculadas receberão a Comissão da Correição Ordinária, no período de 22 de setembro a 17 de outubro. Em Passo Fundo, o procedimento acontece no dia 16 de outubro, das 15h às 16 horas. A Comissão será composta pelos procuradores regionais da República da 4ª Região Januário Paludo e Marcus Vinícius Aguiar Macedo, e será presidida pelo corregedor-geral do MPF, subprocurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Filho. A correição ordinária tem o objetivo de conferir a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade do membro do Ministério Público Federal no exercício de suas funções, o cumprimento das obrigações legais, bem como levantar as dificuldades e necessidades da unidade, com objetivo de apresentar sugestões a serem encaminhadas aos órgãos superiores do Ministério Público Federal.

UFFS
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizou no último sábado (13), a primeira solenidade de formatura da instituição. Colaram grau, 10 estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia e Geografia. No dia 31 de julho já havia ocorrido a primeira colação de grau em gabinete, de um estudante de Filosofia. Segundo o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a formação de docentes é um segmento estratégico para o desenvolvimento do país, especialmente em um momento em que a educação passa a ser cada vez mais reconhecida pela sociedade. “Os nossos novos licenciados em Ciências Sociais, em Filosofia e em Geografia são a razão de estarmos aqui nesta noite e eles, com os demais alunos dessa Universidade, são a razão de tudo que estamos fazendo, em todos os nossos campi”, destacou.

Gostou? Compartilhe