Escolas realizam atividades especiais para estimular o tradicionalismo

No Cejume, no Bairro São José, crianças da educação infantil fazem roda de mate, conhecem danças e ainda aproveitam a culinária típica

Por
· 1 min de leitura
Crianças da educação infantil do Centro Juvenil Mericiano vão pilchadas durante a Semana FarroupilhaCrianças da educação infantil do Centro Juvenil Mericiano vão pilchadas durante a Semana Farroupilha
Crianças da educação infantil do Centro Juvenil Mericiano vão pilchadas durante a Semana Farroupilha
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Não é só nos CTGs que a Semana Farroupilha tem programação especial. No município, em algumas escolas atividades especiais são realizadas para marcar os festejos e estimular, desde cedo, o amor às tradições e o conhecimento da história do Rio Grande do Sul. No Bairro São José, o Centro Juvenil Mericiano (Cejume) tem uma semana intensa de atividades com as crianças da educação infantil. Da mesma forma, o Colégio Cecy Leite Costa organizou uma programação especial que incluiu a chegada da Chama Crioula, na segunda-feira e o tradicional café de chaleira, na sexta, que envolverá a comunidade escolar em um momento de confraternização.

No Cejume as atividades foram divididas durante a semana. Quem conta é a Irmã Flávia Pereira Machado. Segundo ela todas as crianças da educação infantil foram incluídas na programação que foi pensada de acordo com a faixa etária dos pequenos. Durante toda a semana as crianças participaram de roda de chimarrão, integração entre as turmas, almoço com pratos típicos, como o carreteiro, e na quinta-feira o café-de-chaleira, além de apresentações de danças.

A irmã Flávia destaca ainda que as atividades estão incluídas no calendário escolar e envolvem tanto as crianças, quanto os pais e a comunidade. “As crianças ajudam a confeccionar os painéis e bandeiras, e decorar o ambiente. Durante essa semana eles vêm pilchados e nós trabalhamos a história do tradicionalismo. Sempre trabalhamos junto com os pais e a comunidade”, destaca. No total, cerca de 100 crianças participam.

Chama Crioula
No Colégio Cecy Leite Costa a tradição da Semana Farroupilha é a chegada da Chama Crioula, a mateada e o café-de-chaleira colaborativo. Na segunda-feira os estudantes que têm ligação com movimentos tradicionalistas fizeram a chegada da Chama Crioula na escola. No mesmo dia também foi realizada a mateada. Para a sexta-feira está marcado o café-de-chaleira. Os alunos levam pratos para compartilhar e a escola disponibiliza o café.

Para ler ouvindo:
Quando eu Crescer
Mano Lima e Germano Fogaça


 

Gostou? Compartilhe