OPINIÃO

Fontes em Off - 17/06/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Vacinação I


A Secretaria de Saúde está dando continuidade à vacinação de meninas contra o HPV. A segunda etapa da vacinação tem como objetivo vacinar meninas entre 11 e 13 anos. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, responsável pela vacinação, a população com idade apta para receber a dose é de cerca de 4.200 meninas, sendo que aproximadamente 80% do total, devem ser vacinadas. As vacinas estão sendo aplicadas nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Vacinação II
Com o propósito de prevenir o câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente na rede municipal de saúde para meninas de 11 a 13 anos. A segunda etapa da imunização segue até o final deste mês nas escolas e, posteriormente, a vacina ficará disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Até a última semana, mais de 10% do grupo foi vacinado. Outras informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, através do telefone (54) 3316-1000.

 

Professores

A 7ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) passou a contar com mais 57 professores nomeados no oitavo grupo de candidatos aprovados no concurso público 2013. O mutirão de posse ocorreu entre ontem e hoje (16 e 17 de setembro), na sede da Secretaria da Educação (Seduc). Nessa etapa foram chamados 1.159 professores, para atuarem em todo o Rio Grande do Sul. No total, são 12.326 os docentes empossados entre 2012 e 2014.

Falso

A Anvisa determinou ontem (16) a apreensão e inutilização, em todo o país, dos lotes CC21236 CC21237 do medicamento Hormotrop (somatropina), apresentação de 12 UI Pó Liófilo Injetável, indicado para crianças com distúrbios de crescimento, causados pela deficiência do hormônio do crescimento. Conforme a decisão, deverão ser recolhidos somente os lotes encontrados em estabelecimentos privados. Detentor do registro do medicamento, o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda confirmou a existência de unidades falsificadas do remédio no mercado nacional. Os lotes legítimos foram distribuídos apenas para órgãos públicos.

Coordenadoria

Criada há 13 anos, a Coordenadoria de Atenção aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNE), tem como finalidade atender pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo a coordenadora, Elisabete Terezinha dos Santos de Moraes, o principal objetivo da Coordenadoria é garantir aos portadores de necessidades especiais o acesso às políticas públicas, além de proporcionar ações de reabilitação aos que se encontram em situação de violação de direitos. “Atualmente, somos em quatro funcionários na CAPNE. Toda pessoa que apresentar qualquer tipo de deficiência pode procurar a Coordenadoria, na busca da garantia dos seus direitos”, esclareceu Elisabete.

Equilibrista

Na esquina das ruas Eduardo de Brito com Silva Jardim, um poste desafia à lei da gravidade. Aproximadamente há um mês, um carro detonou com a coluna de concreto que sustenta fios de alta e baixa tensão, além de cabos de telefonia. Um fenômeno do equilíbrio, o incrível poste ainda não caiu. Com o impacto causado pelo veículo, restaram apenas os ferros da armação de concreto. A fiação também auxilia esse equilibrista urbano. Literalmente, está por alguns fios.
(Foto – LC Schneider/ON)

 

Gostou? Compartilhe