A Prefeitura de Passo Fundo aumentará a fiscalização do Cartão SUS, através da Secretaria de Saúde. Para identificar fraudes, será intensificada a auditoria externa por meio de visitas aos endereços relatados, na busca dos usuários cadastrados. Quando identificadas irregularidades, o Cartão SUS poderá ser cancelado, a eventual conta será gerada ao usuário e o Ministério Público será comunicado da situação.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, muitas vezes ocorrem internações irregulares de pessoas que não residem em Passo Fundo. “A prática não se justifica, já que todos os municípios recebem Autorizações para Internação Hospitalar, as chamadas AIHs, proporcionais a sua população”, explicou o secretário.
Passo Fundo possui aproximadamente mil autorizações mensais de internações hospitalares para os quase 200 mil habitantes. Reconhecida como importante centro de saúde, muitas pessoas de outras cidades migram ao município pelos inúmeros serviços de alta qualidade oferecidos. Passo Fundo é referência para muitos municípios do Rio Grande do Sul.