Trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica participam da Mostra Regional de Saúde envolvendo quatro coordenadorias regionais de saúde (6ª, 11ª, 15ª e 19ª). O evento iniciou ontem (17) e encerra nesta quinta-feira (18). O objetivo é compartilhar experiências de trabalho e vivências na Atenção Básica. O evento acontece no prédio da FEAC da UPF e abrange a apresentação de trabalhos, rodas de conversas, tenda cultural e mesas de debates.
As mostras regionalizadas são realizadas no RS desde 2005. O evento está sendo realizado nas sete macrorregiões do Estado. Já passou por Santo Ângelo, Alegrete, Pelotas e, agora, Passo Fundo. Até o final do mês, as mostras também acontecerão em Vacaria, Porto Alegre e Lajeado. Neste ano, foram organizados quatro eixos temáticos que resultam na apresentação de relatos de experiências sobre: Atenção Básica; Diversidade e Transversalidade; Gestão; e Ciclos Vitais.
Cerca de 400 pessoas estão inscritas na mostra em Passo Fundo. De acordo com a apoiadora da macrorregião Norte da Coordenadoria Estadual de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Anna Luiza Trein, o evento é uma oportunidade para as equipes que atuam na atenção básica apresentem suas iniciativas e dificuldades. “A ideia é proporcionar espaços para trabalhadores, gestores e usuários do SUS troquem experiências. A iniciativa de um município pode servir para outro utilizar no seu território. Muitas vezes, as equipes não tem um espaço para mostrar e dar visibilidade às suas ações”, salientou Anna.
Entre os principais desafios relatados pelas equipes é a organização coletiva. “Os desafios estão mais na parte humana e relacional. É preciso escutar o usuário para saber o que a comunidade precisa enquanto serviço de saúde”, explicou a apoiadora da macrorregião Norte da Coordenadoria Estadual de Atenção Básica.
O coordenador estadual da Atenção Básica, Ricardo Heinzelmann, reforçou que neste ano as mostras, que antes eram focadas apenas na atenção básica e na saúde da família, estão trabalhando outros eixos envolvendo trabalhadores e gestores que atuam nos diversos serviços de saúde. “Está indo além da unidade básica de saúde. Estão participando trabalhadores do SUS dos centros de atenção psicossociais, das maternidades, dos hospitais, do Samu. Esses encontros contribuem para qualificar os serviços para que o usuário seja melhor atendido. Essa é nossa finalidade”, ressaltou o coordenador estadual da Atenção Básica.