Passo Fundo recebe entre os dias 22 e 25 de setembro a Agrotecno Leite 2014. Um ambiente preparado especialmente para debater a cadeia produtiva do leite, que concentra em um mesmo espaço palestras técnicas, demonstrações a campo, exposição, feira de máquinas agrícolas e de animais, reunindo produtores do Estado. Realizada no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF), a feira é organizada por um grupo de entidades e desde 2007 se destaca como o mais importante evento da cadeia do leite no Rio Grande do Sul.
Programação
A programação inicia no dia 22 de setembro, com abertura oficial às 19h30 no auditório do Centro de Eventos da UPF. A palestra de abertura será às 20h30, com o Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais, Paulo do Carmo Martins, que vai falar sobre “Produção, demanda e visão estratégica para o Brasil no mercado de Lácteos”.
No dia 23, às 11h, Coordenador do SARLE e Professor da UPF, Carlos Bondan, fará uma palestra com o tema “Como acessar e interpretar os resultados da análise da qualidade do leite de sua propriedade”. À tarde, o Presidente da Emater, Lino de David, abordará o tema “Importância e desafios para a agricultura familiar na produção de leite”. A programação segue no dia 24 com a palestra “Principais doenças que interferem na produtividade do rebanho leiteiro”, com a pesquisadora da área de sanidade animal da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Gaspar e “Manejo de pastagens visando altas produtividades em vacas leiteiras”, com o pesquisador do Centro de Pesquisas da Embrapa Trigo, Renato Serena Fontaneli.
Para o dia 25, a programação contempla um debate com o tema “Programas gaúchos de fomento da atividade leiteira”, tendo como participantes o diretor executivo do Instituto Gaúcho do Leite, Oreno Ardêmio Heineck e o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, Ernesto Enio Budke Krug, dentre outros participantes. Ainda, neste dia haverá o painel: “O caminho da qualidade do leite: da porteira ao consumidor final”, com a participação de diversos painelistas como José Euclides Vieira Severo do MAPA, Gilberto Kny da Piá, Rogério Bruno Sauthier da Santa Clara, Dirceu Bayer da Languiru, Raul Amaral da Consulati, Oreno Ardêmio Heineck do Instituto Gaúcho do Leite e Vergílio Perius do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Três raças vão participar da Feira
Dentro do conceito de mostrar de forma completa, todo o sistema produtivo do leite, a Agrotecno Leite 2014 tem espaço reservado para a participação de animais. Conforme explica José Luiz Bombonatto, encarregado deste setor no vento, serão ao todo 90 animais sendo 15 da raça Jersey, 35 da raça Gir Leiteiro e 40 da raça Holandesa, que vão participar da exposição para concorrerem a prêmio e serem comercializados. Os julgamentos estão marcados para os seguintes dias:
Gir Leiteiro – Terça Feira, 23 de setembro, a partir das 14hs.
Jersey – Quarta feira, dia 24 de setembro, a partir das 8h30 da manhã
Holandês – Quarta feira, dia 24 de setembro, a partir das 14hs.