Foco na solução
O prefeito Luciano Azevedo tem notabilizado sua gestão por dar solução a problemas antigos de Passo Fundo. Vai ao ponto. Revitalizou a Praça Marechal Floriano, abrindo o espaço para que a comunidade usufrua de seu cartão postal. Nos finais de tarde é possível presenciar famílias inteiras ao redor do chafariz com holofotes de luz colorida especialmente instalados para dar mais brilho ao local. Virou ponto de encontro. Enfrentou a crítica de alguns vereadores e bancou o uniforme escolar para alunos das escolas municipais. Está realizando a reforma do Teatro Mucio de Castro, prédio que é patrimônio histórico da cidade e que estava abandonado à própria sorte. Está comprometido com a revitalização do Parque da Gare, uma reivindicação histórica da comunidade. E, também, quer anunciar uma possível solução para o Ginásio Teixeirinha, um elefante branco que engoliu mais de R$ 10 milhões e não serve para nada.
Gargalo
Pois ontem, depois de um mistério para criar um clima de expectativa, o prefeito Luciano, ao lado do secretário da Saúde Luiz Artur e do diretor do Hospital Municipal, Fabiano Bolner, anunciou uma obra de R$ 22 milhões para modernizar o HBCS. Dinheiro que virá do próprio orçamento, do Estado e da União. Isso representa dizer que a instituição hospitalar que agoniza na CTI poderá ser importante apoio para desafogar os sobrecarregados Hospitais São Vicente e da Cidade. Paralelo, também foi anunciado o teleagendamento de consultas, a partir de 2015. Sem dúvida, dois grandes anúncios, que podem revolucionar a saúde em Passo Fundo, município considerado polo de referência na área.
Devedores
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região do Estado divulgou, ontem, as listas dos maiores devedores da Justiça do Trabalho gaúcha. A fonte dos dados é o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). No site do TRT-RS (www.trt4.jus.br), estão disponíveis as relações dos principais inadimplentes do Estado e das 65 cidades que possuem unidades da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. O levantamento considera o número de dívidas em nome de pessoas físicas e jurídicas, e não os valores.
Debate
O debate promovido pela ADI com os candidatos ao governo do Estado, agora sete, já que João Carlos Rodrigues, PMN, teve sua candidatura indeferida pela Justiça, deu outro tom à campanha. Os temas da realidade do interior foram preponderantes. De Passo Fundo, o representante para fazer o questionamento, escolhido pelo jornal O Nacional, foi o presidente da Acisa, Marco Mattos. Ele questionou os candidatos a cerca dos problemas de infraestrutura logística da região.
Três manchetes:
“Sarney diz que Lula perdeu aura da invencibilidade” – Estadão
“Na Bahia, Aécio pede ajuda para 'tirar PT do poder” – Folha de São Paulo
“Dilma nega mudanças na legislação trabalhista” – Correio Brasiliense