A Associação Médica do Planalto (Ameplan) que completa este mês seus 20 anos de existência, tem sua história iniciada ainda no ano de 1951, quando um grupo composto pelos médicos Admar Petracco, Elpídio Fialho e Paulo L. Azambuja perceberam a necessidade da criação de uma entidade voltada ao associativismo da classe. Na época, foi criada a Seccional da Amrigs (Associação Médica do Rio Grande do Sul), com sede administrativa foi adquirida em maio de 1983.
Porém, no ano de 1994, quando a diretoria da seccional, liderada pelo médico Carlos Antonio Madalosso, convocou uma Assembleia Extraordinária, foi proposta a criação de uma entidade própria, justificada pelo fato de que há muito já possuía estrutura, tanto administrativa, como financeira. Ainda nesta Assembleia foi constituída uma comissão para elaboração do Estatuto que originaria a nova entidade.
Com a aprovação do estatuto, em 21 de setembro de 1994, foi então definitivamente criada a Associação Média do Planalto, que no dia no dia seguinte, já em sua sede, elegeu a primeira diretoria, que assumiu a entidade nos anos de 1994/95, tendo como presidente, Paulo M. Mesquita.
Os presidentes
Depois de Mesquita, assumiu a presidência o médico Rosemar Stefenon (Gestão 1995/97), que foi concluída por Carlos Antonio Madalosso, que assumiu a entidade em 28 de março de 1996. Depois, em 1997, a presidência ficou com Diógenes L. Basegio, reeleito em 1999, concluindo seu segundo mandato em 18 de outubro de 2002. Para a gestão 2002/2005, foi eleito o Erico Ramos Hecktheuer e, para gestão 2005/2008, José Emílio Mendes Lima, reeleito para o período 2008/2011. A atual presidente é a médica Sabine Chedid.
Trabalhos sociais
A Ameplan participa de projetos como feiras de saúde, campanhas de prevenção, palestras, Conselhos Municipais e Regionais, entre outros, dando seu parecer e apoio e ou votando nas propostas.
Entre as ações de vulto está a realização a cada dois anos do Congresso Médico de Passo Fundo, evento que reúne médicos de toda região, estudantes e profissionais de áreas ligadas a saúde, com abordagem de temas de relevância da medicina, com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.
Os objetivos
Desde sua criação, a Associação cumpre algumas finalidades. São elas:
propugnar pela união e defesa de todos os profissionais da medicina;
promover o aperfeiçoamento da cultura médico-científica;
orientar do ponto de vista deontológico, todas as atividades relacionadas com o exercício da profissão médica;
contribuir e colaborar com o poder público para a solução dos problemas médico-sociais e com entidades comunitárias, bem como as demais entidade médicas;
orientar o público para a preservação e recuperação da saúde;
contribuir e colaborar com o poder público para a solução dos problemas médico-sociais e com entidades comunitárias, bem como as demais entidade médicas;
orientar o público para a preservação e recuperação da saúde;
promover o congraçamento dos Associados através de atividades sociais e esportivas
representar os associados perante as autoridades