O encerramento da Semana Farroupilha que acontece neste sábado, 20 de setembro, terá intensa programação em Passo Fundo. Às 9h acontece o Desfile Farroupilha e o Concurso de Cavalarias. De acordo com a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi a expectativa é de que entre mil e 1,2 mil cavaleiros participem do desfile. Neste ano, mudanças no regulamento preveem a desclassificação de quem maltratar animais ou consumir bebidas alcóolicas durante o desfile. O encerramento oficial da programação acontece no CTG Osório Porto com a extinção da Chama Crioula e o anúncio dos vencedores da Mostra da Cultura Gaúcha e do Concurso de Cavalarias.
Conforme Gilda representantes da Brigada Militar e de entidades ligadas ao meio ambiente estarão entre os avaliadores dos concursos. O novo regulamento define que será avaliada a postura individual e coletiva dos participantes. “A exposição ostensiva de bebidas alcoólicas (ou representação destas), bem como a ingestão das mesmas, quando verificado pelos jurados, acarretará em penalização, com a desclassificação da entidade, conforme determina o artigo 7º, inciso II do Código de Ética Tradicionalista”, enfatiza o regulamento.
Os jurados levarão em consideração ainda no julgamento o estado geral dos animais, compreendendo a limpeza, cuidados com o pelo, cascos, crinas e cola. “Caso um peão ou prenda maltratar, de qualquer forma, os animais, durante o desfile, sendo flagrada tal conduta pelos jurados, acarretará em penalização, com a desclassificação da entidade, conforme determina o Regulamento Campeiro do MTG/RS”, define o regulamento. A classificação das entidades será feita pelo somatório das notas dos jurados, acrescida da pontuação decorrente da verificação do número de montarias apresentadas pela entidade, consagrando-se vencedora entidade que obtiver a maior nota.