Patrono
O passo-fundense Adelmir Freitas Sciessere, será homenageado no dia 22 de setembro como Patrono da 11ª Feira do Livro de Nova Bassano, no Colégio Estadual Padre Colbachini. Sua obra Caranhoto, serviu como base para a reflexão dos alunos sobre temas que envolvem a vida de uma criança acometida pela pólio, e que vai se percebendo frente uma tragédia. ‘Este livro desafia o leitor por aventuras dentro de uma vida marcada por uma tragédia, onde ele narra das quantas provas por que passou na busca de mobilidade, que significava Liberdade. Caranhoto nos dá uma lição de vida com muito bom humor, nada ficando a dever ao famoso humor judaico, um dos poucos que sabe rir de si mesmo.’ WS Editor.
Beto
O candidato a vice-presidência da república, Beto Albuquerque estará hoje em Passo Fundo pela primeira vez após o anúncio da sua candidatura à majoritária. Pela manhã, ele concede coletiva à imprensa no Comitê Central e logo após realiza caminhada até a Praça Marechal Floriano, em frente à Catedral. Às 12h, o candidato participa de reunião-almoço com empresários. A agenda será acompanhada pelo candidato a governador, José Ivo Sartori (PMDB), pelo vice, José Paulo Cairoli (PSD), e pelo candidato ao Senado, Pedro Simon (PMDB).
Pnad
o IBGE divulgou no sábado (20) uma correção da análise de dados da Pnad, divulgada na última quinta-feira (18), o que levou a erro em alguns resultados das estimativas. O índice de Gini, que mede a desigualdade no país, em 2012 estava em 0,496 e, em 2013, caiu para 0,495, o que mostra redução na desigualdade, ao invés do aumento para 0,498 divulgado anteriormente. O erro ocorreu porque foi superestimada a população das regiões metropolitanas de sete estados que têm mais de uma região metropolitana, onde foi considerado o peso da região metropolitana do estado inteiro, e não apenas o da capital. Isso influenciou no cálculo de dados como o índice de Gini. Outros dados como o rendimento da população, taxas de analfabetismo e de desocupação também sofreram alterações.
Pnad II
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (20) que o governo irá esperar a conclusão do trabalho da comissão de sindicância, que irá apurar o erro do IBGE na Pnad 2013, para tomar providências sobre possíveis afastamentos de responsáveis do órgão. A comissão terá 30 dias para analisar os fatos e a responsabilidade funcional e será formada por integrantes da Casa Civil, dos ministérios do Planejamento e da Justiça e da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo a ministra, o governo “ficou chocado com o erro”, considerado gravíssimo. Além da comissão de sindicância, um grupo de especialistas independentes irá avaliar a consistência da Pnad de 2013, para ver se há algum outro problema no estudo. Os nomes devem ser divulgados na próxima terça-feira (23).
Palestra
O aleitamento materno é essencial para a saúde das crianças. Para garantir que as mães sejam instruídas corretamente sobre este ato de amor e cuidado, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Paraí, a Nutricionista Fabiana Salvatore Guedes e a Fonoaudióloga Lisiane Siqueira, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, estiveram na cidade ministrando o curso de aleitamento materno para profissionais da saúde. O evento foi realizado com o objetivo de orientar os profissionais de saúde que cuidam das gestantes e recém-nascidos e que precisam estar sempre preparados para auxiliar e orientar as mães na hora da mamada, passando as informações com precisão e segurança.
Lixão
Lixo e rio não combinam. Mas sempre surge alguém para aproximar os detritos da água. Isso ocorre na ponte sobre o Rio Passo Fundo, na Avenida Sete de Setembro em paralelo com a ferrovia. Na margem esquerda funciona uma espécie de depósito de entulhos. No outro lado da ponte é comum despejarem lixo no barranco. Domingo um contêiner carregado de entulho foi colocado bem ao lado da ponte. Ou seja, a cada dia que passa aquela área vai consolidando sua condição de lixão. E, assim, fica bem mais fácil misturar o lixo com a água do Rio Passo Fundo. Para oficializar o novo lixão, falta penas descerrar uma placa inaugural.
Tradicionalismo
A Escola Municipal de Educação Infantil Professor Bandana, localizada no Loteamento Menino Deus, realizou uma série de atividades relacionadas ao Mês do Gaúcho. Os alunos tiveram em sala de aula, desde o início de setembro, aulas sobre a cultura gaúcha, através da história, vestimentas, música e comidas típicas. A extensa programação desenvolvida desde o início da semana contou com a realização de um Café de Chaleira Fraterno, onde cada aluno levou um prato para a escola, visitas a CTGs, exposição de objetos relacionados ao tradicionalismo e um churrasco feito pelos pais dos alunos na escola, realizado nesta sexta-feira (19). “Os pais fizeram o churrasco e doaram a carne”, contou Janaína.