O Programa Olhar de Criança, lançado pela Prefeitura na Semana do Município, iniciou as atividades com exames para crianças de 3 a 6 anos de idade, em 12 escolas de Educação Infantil de Passo Fundo. No total até o momento, foram atendidos de 600 alunos. Desse número, 97 necessitam encaminhamento para exames mais detalhados, 30 já foram atendidos por um oftalmologista e 15 crianças deverão usar óculos, já encaminhados para a fabricação.
De acordo com a gerente do Programa Olhar de Criança, a enfermeira Leila Brizola Perdonssini, a Prefeitura disponibilizará o transporte das crianças, que estarão acompanhadas dos pais para a realização dos exames. “As crianças que necessitarem deste exame mais detalhado com o oftalmologista, terão transporte disponível até o Hospital de Olhos para facilitar a realização da consulta. É importante que todos os pais levem seus filhos para fazer os exames”, declarou Leila.
A Prefeitura encaminhará ainda a confecção do óculos para aqueles alunos que necessitarem, sem custo nenhum para as famílias. O programa tem como objetivo atender as mais de 2.300 crianças com idade entre 3 e 6 anos, matriculadas na rede municipal de Educação Infantil do município, a partir de um convênio firmado com o Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o programa é importante por que vai prevenir possíveis problemas de visão e possibilitar um melhor aprendizado para as crianças. “É um programa especial para melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula e para cuidar ainda mais delas”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, declara que a saúde dos olhos é fundamental para o aprendizado do aluno. “Uma visão saudável é importante para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Muitas vezes a criança tem algum problema relacionado à visão que, se não for detectado, pode se agravar e causar problemas mais graves. O Programa Olhar de Criança vai colaborar com esta questão, necessária para uma boa aprendizagem”, observou o secretário.
O Programa Olhar de Criança funciona em três diferentes etapas: na primeira, a criança faz um teste de visão na escola. Caso seja detectado algum problema, um novo teste é realizado, no Hospital de Olhos e, se necessário, a criança ganhará óculos.
A próxima escola a ser visitada pela equipe do Programa Olhar de Criança é a Escola de Educação Infantil Osório Cardoso Teixeira, localizada no Loteamento Leão XIII. Os alunos da EMEI serão examinados na próxima sexta-feira (26).
600 alunos já foram atendidas em programa
· 1 min de leitura