?? Primavera!

As flores já estão aí, mas a primavera começou oficialmente às 23h29 de segunda-feira (22)

Por
· 1 min de leitura
Flores embelezam a cidade nesta época do anoFlores embelezam a cidade nesta época do ano
Flores embelezam a cidade nesta época do ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cor, o perfume e a beleza são características da estação mais charmosa do ano. Mas, também é na primavera que Passo Fundo registra maior frequência de temporais e os maiores índices de chuva. A estação das flores iniciou ontem (22) e segue até o dia 21 de dezembro. A semana deverá ser marcada pela instabilidade que predominará a partir de quarta-feira. 

A terça-feira será de tempo firme e seco com temperaturas entre 10ºC e 24ºC. Já na quarta-feira, a entrada de uma frente fria provoca pancadas de chuva por vezes forte, trovoadas e rajadas de vento. A temperatura mínima será de 12ºC e a máxima de 24º. A instabilidade continua na quinta e sexta-feira com temperaturas semelhantes a de quarta-feira. O frio retorna no final de semana.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a chuva e temporais estão muito presentes na primavera. “A primavera tem sua beleza, mas é a estação das chuvas e é quando Passo Fundo costuma registrar maior quantidade de temporais. As manhãs são mais frias. O frio também não está descartado nas primeiras semanas”, disse Sampaio.

El Niño
O El Niño que começou forte no mês de junho, provocando enchentes, deve continuar atuando, mas com intensidade menor. Em junho choveu 150 milímetros acima da média. “Os meteorologistas acreditam que o El Niño deve atuar com intensidade em torno de 60%, ou seja, não será de forte intensidade. A primavera é chuvosa e é onde possui a média mais alta do ano. Mas a estimativa é que fique dentro da média, no máximo um pouco acima até outubro”, explicou o observador meteorológico.

Como foi o inverno

A estação mais fria do ano registrou temperaturas negativas. No dia 14 de julho fez -1ºC. Sampaio salientou que as pessoas tem a sensação que o inverno não foi rigoroso, mas na verdade tivemos muito frio. “No ano passado não tivemos temperaturas negativas, mas tivemos em 2014. Das 12 geadas estimadas para o inverno, tivemos 10. Apenas aparenta que o inverno não foi rigoroso, porque julho e agosto as chuvas ficaram abaixo da média e não tivemos aquela frequência de frio intenso associado a umidade, nebulosidade, garoa e chuva”, salientou o observador meteorológico.

Gostou? Compartilhe