Atuação elogiável
A atuação da Polícia Federal, do Ministério Público Estadual e da magistratura gaúcha, incluindo os juízes de Passo Fundo e desembargadores do Tribunal de Justiça estão tendo uma atuação elogiável em relação ao caso Dal Agnol. Em que pese o poderio de dinheiro envolvido, tanto o MP, quanto a PF e a Justiça não esmoreceram diante do caso. É bom que se diga que a decisão de conceder habeas corpus permitindo que ele retornasse ao Brasil foi determinante para que o ex-advogado fosse preso na noite de segunda-feira. Caso o habeas não tivesse sido concedido, ele ainda estaria como foragido.
Tempos
O delegado Mauro Vinícius foi perfeito ao analisar ontem, durante a coletiva, que os tempos da sociedade (que tem uma expectativa em relação a resultados rápidos) da polícia (que investiga e produz o inquérito) do MP (que investiga e promove a denúncia) e da Justiça (que julga as ações) são totalmente diferentes. A sociedade quer resultados imediatos, mas as instituições policiais e judiciais precisam de muitos elementos e provas para dar esta resposta.
Sem entrevista
A série de entrevistas com os candidatos a Presidência da República, organizada pela ADI-Brasil e publicada pelos jornais associados, como O Nacional, não terá a candidata a reeleição Dilma Rousseff, PT. A ADI informa que procurou, de todas as formas, com que entrevista fosse realizada, mas não obteve êxito. A coordenação de comunicação de campanha da candidata informou que não seria possível cumprir os prazos e enviar a entrevista. A equipe deixou a possibilidade de que essa participação possa ocorrer no segundo turno. A alegação da coordenação foi de impossibilidade de conciliar a agenda de candidata com a de presidente.
Visita
Turma de Direito de formandos da Imed que realiza viagem técnica a Brasília, todos os anos, foi recebida, desta vez pela Ministra Nancy Andrighi, Corregedora do CNJ, cargo que já foi ocupado pelo passo-fundense Gilson Dipp.
Visita
O professor José Adriano da Silva e os empresários José Luis e Jatir Turmina visitaram a Usina de Itaipu, na semana passada e foram recebidos pelo ex-prefeito e atual diretor presidente da Usina, Airton Dipp. Os empresários investem em Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCHs). Dipp não quis ocupar a sala do presidente, que se afastou para a campanha eleitoral. Está despachando da direção técnica. A Itaipu Binacional fatura R$ 5 bilhões ao ano e 17% da luz consumida no Brasil passa por ela.
Viagem
O prefeito Luciano Azevedo viajou a Brasília nessa terça-feira e deve retornar na quinta-feira. O presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi, PDT, assumirá interinamente o Executivo por um dia. Luciano terá audiências no Ministério das Comunicações, Educação e do Exército.