Luz vermelha
Acendeu a luz vermelha no comando nacional do PT, que começou a enviar mensageiros e mensagens para todos os cantos deste Brasil com um recado à militância: “peguem suas bandeiras, vão para a rua e multipliquem as informações sobre as ações do governo. Se não fizermos isso, corremos o risco de perder a eleição”. As palavras da ministra Ideli Salvati, terça-feira à noite, durante um encontro com prefeitos e lideranças regionais em Passo Fundo, não foram exatamente estas. Mas, o recado, não deixou a menor dúvida. Desde que assumiu o governo do país, o PT nunca esteve tão ameaçado como agora. Justamente, por quem entrou no processo eleitoral empurrada por uma tragédia. E o nome da ameaça se chama Marina Silva, PSB. Faltando pouco mais de uma semana para a eleição, a briga começa a ficar voraz.
Apoio
O PMDB gaúcho está mesmo dividido entre os presidenciáveis Dilma, Marina e Aécio. O presidente do diretório municipal do partido, Adroaldo Leão Souto, por exemplo, esteve na atividade da coligação na segunda-feira com a presença de José Ivo Sartori, Pedro Simon e no almoço com o candidato a vice-presidente Beto Albuquerque, PSB. Na terça-feira, Adroaldo também participou do encontro que estabeleceu estratégias finais para a campanha de Dilma Rousseff, em Passo Fundo. Acompanhava Caio Rocha que ocupa cargo no Ministério da Agricultura.
Salada
É que o PMDB, em nível nacional, faz parte da aliança de Dilma, tendo Michel Temer como atual vice e candidato a reeleição. O PMDB gaúcho discorda desta posição e, por aqui, apoia oficialmente Marina Silva. E dentro do PMDB gaúcho há divisões em relação aos apoios presidenciais: tem aqueles que apoiavam Eduardo Campos, mas não aprovam Marina. Esse grupo decidiu migrar para Aécio Neves, PSDB, já que também não apoia Dilma. E tem o grupo fiel a aliança com o PT. Que salada....
O que foi dito
“Meu sonho: termos dirigentes que saibam o efeito profundo que a educacão disseminada e de qualidade tem sobre o desenvolvimento de um país!”. Joaquim Barbosa, ministro aposentado do STF.
Modelo
Dois municípios da região fizeram manifestações sobre programas implantados pela atual administração de Passo Fundo. A Câmara de Vereadores de Carazinho encaminhou ao prefeito Luciano Azevedo e ao secretário Luiz Artur Rosa Filho, um Ofício de Aplauso, pela implantação do Programa Farmácia Mais Perto. Já a Prefeitura de Soledade visitou o município para saber mais detalhes do Programa Uniforme Escolar. São 15 mil alunos já beneficiados com a distribuição de 135 mil peças de vestuário, sendo cada Coleção Uniforme Escolar composta por nove peças para inverno e verão.