Romaria de São Miguel reúne milhares de pessoas

Muitas foram as manifestações de fé e devoção durante o trajeto. Pedindo graças ou agradecendo por elas, romeiros caminhavam descalços, alguns levavam objetos e crianças foram vestidas de anjo.

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 143ª Romaria de São Miguel reuniu milhares de fiéis durante a manhã de hoje (28). Nuvens carregadas e vento forte não intimidaram os devotos que se reuniram na Paróquia São Vicente de Paulo, no Boqueirão. A caminhada de aproximadamente cinco quilômetros até a Capela de São Miguel, na comunidade de Pinheiro Torto, iniciou por volta das 9h. A chuva foi registrada só no final da manhã, após a caminhada. Além da romaria, a festa contou com celebrações religiosas, bênção da saúde, churrasco, show e apresentação artística.

Muitas foram as manifestações de fé e devoção durante o trajeto. Pedindo graças ou agradecendo por elas, romeiros caminhavam descalços, alguns levavam objetos e crianças foram vestidas de anjo. A mais antiga romaria realizada no município homenageia o arcanjo São Miguel, protetor dos injustiçados.

A imagem do arcanjo foi trazida a Passo Fundo há mais de 143 anos por soldados negros da família Isaías, que voltavam feridos da Guerra do Paraguai, e encontraram a imagem em um alagado na região das Missões. A partir deste episódio, a festa de São Miguel virou uma tradição no município. O Dia de São Miguel é celebrado em 29 de setembro e as comemorações são realizadas sempre no domingo mais próximo desta data.

A estrutura da festa contou com uma novidade nesta edição. Um pavilhão coberto acolheu os fiéis que participaram da programação. O investimento da obra foi de aproximadamente R$ 130 mil. “Era um sonho antigo da comunidade. Ainda não está totalmente pronto, falta colocar o piso e revestir a cozinha, mas abrigou muito bem os fiéis. Abrigou cerca de 2 mil pessoas durante o almoço. Além disso, o restante do espaço está bem diferente dos outros anos. Tem churrasqueira nova, sino novo, novo queimador de velas”, revelou o coordenador geral da festa, Luiz Martins.

Foram preparados cerca de 1,4 mil quilos de carne ao meio dia. Após o churrasco, teve a benção da saúde e música para animar a festa.

Gostou? Compartilhe