Antes dispersos, brincando, correndo. Mas depois veio a transformação, todos concentrados e muito ansiosos para tocar pela primeira vez na tela e descobrir o mundo. Na tarde da última quarta-feira (24), cerca de 50 crianças e adolescentes do Projeto Transformação em Arte receberam a doação de 16 tablets através do Programa Além dos Muros, executado através de uma parceria entre o Colégio Bom Conselho de Passo Fundo e o Instituto Positivo de Curitiba. A reação das crianças da Vila Popular ao serem presenteados com tablets emocionou quem estava presente. A Irmã Inês Sartori, que coordena o projeto Transformação em Arte, era uma das mais entusiasmadas. “Estas crianças precisam deste estímulo, viver neste tempo de interatividade como qualquer outra criança. Elas estão evoluindo muito através das oficinas e esses equipamentos vão ajudar muito mais”, disse.
A doação dos equipamentos foi realizada também pelos alunos do Bom Conselho que participam do projeto “Além dos Muros” e que semanalmente dedicam um pouco do seu tempo e conhecimento para ensinar as crianças da Vila Popular. Para os alunos, esta é uma experiência muito rica, pois estão aprendendo muito também, como comentou a aluna Letícia Ribeiro. “O projeto entrou como um convite bem vindo na minha vida, ele está me ensinando como ajudar as pessoas que tem deficiência na escola. Com a entrega dos tablets, as crianças ficaram bem felizes porque a tecnologia ainda é uma coisa meio distante para eles, e vai ser uma oportunidade para elas aprenderem bastante com os joguinhos educativos”, comentou Letícia.
Júlia Loss Ribas, aluna do 1º ano do Ensino Médio, também falou sobre a experiência. “O aprendizado é para eles, mas também para nós. É gratificante para a gente vir aqui e saber que tudo que a gente ensina vai ser útil para a vida deles. Eu acho que oportunizar eles com estes equipamentos é muito importante porque eles não ficarem somente no lápis e no papel”, relatou a jovem.
Em grupos de 16, as crianças e adolescentes já puderam na mesma tarde participar de uma oficina, ministrada pelos alunos e professores do Bom Conselho. “Eu gostei muito de mexer no tablet, porque eu ainda não tinha conhecido e é muito legal, tem muitos jogos, músicas e muitas atividades”, disse emocionada Rosa Ferreira, de 12 anos.
O coordenador do ensino fundamental II e ensino médio do Bom Conselho,Claudionei Lucimar Gengnagel, explicou às crianças que os tablets serão utilizados para auxiliar no desenvolvimento das oficinas de aprendizagem de português e matemática, além de inclui-los no mundo digital. “Preparamos os tablets com aplicativos que fizessem links com disciplinas como geografia, português, matemática, para que jogando e brincando pudessem também aprender”, disse.
Segundo o coordenador, o Projeto Além dos Muros, está em funcionamento desde março deste ano. São 14 jovens alunos das 8ª séries e do Ensino Médio que criam, planejam e ministram as oficinas de matemática, dança, informática, contação de histórias e artes às crianças de 5 a 13 anos atendidas pelo Projeto Transformação de Passo Fundo. A consultora do Instituto Positivo, Doriane Ferreira, também acompanhou a entrega dos tablets. Segundo ela, o projeto Transformação em Arte foi indicado pelo Bom Conselho para receber o apoio financeiro do Instituto Positivo em 2014 e já renovou o convênio para 2015. São cerca de R$ 25 mil anuais, oriundos do BNDES, que auxiliam nos custos das atividades. O Além dos Muros também apoia outros 17 projetos no país. No Rio Grande do Sul, são três entidades beneficiadas.